sábado, 29 de setembro de 2012

Morre Hebe Camargo, madrinha da TV brasileira

Apresentadora sofreu parada cardíaca em sua casa, em São Paulo. Velório ocorre no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo. Enterro será no domingo
Por Revista Veja
A apresentadora Hebe Camargo, uma das pioneiras da televisão brasileira, morreu aos 83 anos neste sábado, de parada cardíaca, em sua casa no bairro do Morumbi, em São Paulo. O velório é realizado desde as 19 horas deste sábado no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo de São Paulo. Durante a primeira hora, apenas a família e amigos íntimos tiveram acesso ao corpo. A entrada de populares foi liberada por volta das 20 horas.
Já passaram pela cerimônia diversas estrelas da música e da TV, entre elas Roberto Carlos, um grande amigo da apresentadora. "Hebe vai deixar muita saudade no coração de todos", afirmou o cantor, bastante emocionado. O apresentador e dono do SBT, Silvio Santos, chegou por volta das 21 horas. Também prestam suas homenagens a Hebe autoridades como o governador Geraldo Alckmin e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. O enterro ocorre às 10h30 deste domingo.

Silvio Santos dá selinho em Hebe Camargo
no velório da apresentadora
Uma história que se mistura com a da própria televisão. Assim pode ser definida a trajetória de Hebe Camargo. Ícone da televisão brasileira nas últimas seis décadas, ela se tornou um patrimônio da cultura nacional. Desde que estreou na TV, marcando presença na primeira transmissão televisiva do país, em 1950, o período máximo que passou afastada da TV foi de dois anos, logo após dar à luz seu filho único, Marcello, em 1965. Marcello é filho de seu primeiro marido, Décio Capuano. Nos outros 60 anos, Hebe brilhou e criou um estilo único de apresentar que é copiado até hoje por discípulas como Adriane Galisteu e Luciana Gimenez.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Artista plástico Estevão Gomes rifa uma de suas obras

O sorteio do quadro será realizado hoje, às 19h
Por Anobelino Martins


Para realizar sua II exposição de artes plásticas, o artista Estevão Gomes está  rifando uma de suas obras. O quadro é uma paisagem do realismo natural. O sorteio do quadro será realizado hoje, às 19h.


Ainda há tempo para você participar e concorrer ao belíssimo quadro! Adquira sua rifa com Estevão Gomes.

Estevão agradece a colaboração dos comerciantes do município que patrocinaram este projeto.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Eleição em Alagoas terá mais de 9 mil policiais nas ruas

Cada delegacia contará com o trabalho de um delegado, um escrivão e de seis a oito policiais
Por Tudo na Hora

O governo do Estado irá empregar quase todo o efetivo policial nas eleições, que contará com 7.500 policiais militares atuando na segurança ostensiva e repressiva em todo o estado. O plano de segurança elaborado para o pleito eleitoral também prevê 120 delegados e 1.500 agentes da Polícia Civil. Além disso, haverá a participação do contingente da Força Nacional, da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, além de policiais lotados nas assessorias militares.

Cada delegacia contará com o trabalho de um delegado, um escrivão e de seis a oito policiais, dependendo do tamanho e da necessidade de cada município.

Com base no esquema de segurança planejado para as eleições do próximo dia 7 de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou o envio de tropas federais para dez municípios alagoanos: Minador do Negrão, Barra de São Miguel, Roteiro, Novo Lino, Jundiá, Batalha, Belo Monte, Jacaré dos Homens, Limoeiro de Anadia e Pilar.

Em todos os casos, o TSE levou em conta o fato de que o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Defesa Social, apresentou um plano garantindo ter condições de assegurar a normalidade no pleito deste ano. A Corte Eleitoral decidiu aprovar o envio de tropas federais apenas para o município de Boca da Mata.

Na reunião ocorrida nesta terça-feira (25) entre os secretários de Segurança Pública e a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia Rocha, o secretário da Defesa Social, Dário Cesar, informou que as requisições de força federal para municípios alagoanos ocorreram antes do reforço no policiamento ostensivo nessas localidades.

sábado, 22 de setembro de 2012

Grave acidente de moto deixa sete feridos na AL 101 Norte


Alguns em estado grave foram encaminhados ao HGE, em Maceió-Al
Por Abidias Martins


Um grave acidente deixou pelo menos sete pessoas feridas, na noite desta sexta-feira (21), na AL 101 Norte. A tragédia aconteceu quando o condutor de uma motocicleta de placa OHC-3207, de São Luís do Quitunde-Al, passava pelas imediações da Usina Santo Antonio, onde acontecia o comício do candidato a prefeito do município, Junior Pedro.

Testemunhas disseram que o motociclista veio na direção dos membros da caminhada que já estavam voltando do comício, e atingiu, em cheio, vários participantes do movimento político. Foram eles: José Alex Oliveira da Silva, Amaro Silva dos Santos, José Wellisson dos Santos, Anderson Leite Araújo dos Santos, José Nivaldo da Silva Filho, Carlos Eduardo Silva dos Santos e Graziela Silva de Oliveira. Algumas das vítimas são menores de idade. A maioria sofreu apenas escoriações. Os casos mais complicados foram encaminhados ao Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió-Al, inclusive um rapaz que teve uma das pernas fraturada.

Com o acidente, a rodovia ficou interditada por cerca de uma hora. A Polícia Militar, sob a chefia do comandante Alcides, fez a segurança do local. Equipes do hospital José Augusto e do SAMU fizeram os primeiros socorros às vítimas. O condutor da motocicleta identificado como Elias Ribeiro da Silva foi preso no local, mas ao chegar à delegacia também foi encaminhado ao HGE. A polícia está investigando o caso.



Fotos: Anobelino Martins I Clique para ampliar
















quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Alagoas é o estado mais homicida do país


Houve, em Alagoas, um crescimento percentual 160,4% na taxa de homicídios a cada 100 mil habitantes
Por LUIZ FLÁVIO GOMES

Com base nos dados do Datasus (Ministério da Saúde) e do IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Instituto Avante Brasil(iAB) constatou que, com uma taxa de 66,8 mortos por 100 mil habitantes, o Alagoas é o estado mais homicida do país. O calculo advém do número total de homicídios de 2010, qual seja 2.086, num universo de 3.120.494 habitantes. Mas esta atual realidade nem sempre foi assim.

No ano de 2000, o Alagoas ocupava o 11º lugar dentre os estados mais violentos do país, já que naquele ano apresentava uma taxa de 25,6 mortos a cada 100 mil habitantes (Mapa da Violência 2012 – Os novospadrões da violência homicida no Brasil). No ano questão, era o estado de Pernambuco que liderava como o estado mais homicida do país (apresentando uma taxa de 54 mortos por 100 mil habitantes), caindo, em 2010, para a 5ª posição, com uma taxa de 39,2 mortos a cada 100 mil habitantes.

Assim, entre os anos de 2000 e 2010, houve, em Alagoas, um crescimento percentual 160,4% na taxa de homicídios a cada 100 mil habitantes, um aumento expressivo, que contribuiu para colocá-lo em primeiro lugar no ranking de mortes violentos do país (Acompanhe o crescimento de homicídios no país nos últimos trinta anos acessando nosso delitômetro).

Portanto, a partir do mapeamento e delimitação de onde a violência incide com maior destaque, é possível traçar planos e ações de enfrentamento e prevenção. Este deve ser o cunho de pesquisas e estatísticas nacionais: contribuir na identificação e combate às causas do problema.

Funcionários dos Correios entram em greve por tempo indeterminado

Mais de 200 mil correspondências ficam retidas diariamente
Por Gazeta Web
Um dia depois dos bancários entrarem em greve, é a vez dos funcionários da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) paralisarem as atividades em todo o país. Em Alagoas, mais de 200 mil correspondências ficam retidas diariamente a partir desta quarta-feira, 18, até o retorno dos trabalhos, cujo tempo ainda é indeterminado.

De acordo com o presidente do sindicato em exercício, Sérgio Rubião, mais de 70% dos funcionários que atuam no setor administrativo deixaram as atividades. Já entre os carteiros, a adesão foi de mais de 90%. “Claro que os Correios sempre dão um jeito de trazer pessoas de outras áreas para cumprir com esses serviços, mas temos a informação de que ainda mais pessoas devem se unir à greve”, relata. 


A ECT, por sua vez, já iniciou com um dissídio junto ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT). “Teremos a primeira audiência de conciliação hoje de manhã. Estamos com a campanha salarial aberta desde o mês de junho, mas a empresa não sabe o que é negociação, até que entremos em greve”, reclamou o sindicalista. 

Enquanto a paralisação continua, os carteiros estimam que mais de 200 mil correspondências ficam paradas na empresa no Estado. No país, a estimativa inicial é de 30 milhões de retenções.

Segundo Rubião, a reivindicação da categoria é de um reajuste de 43,7%, de onde 33,7% correspondem apenas às perdas salariais. “Acontece que a empresa entrou com uma contrapartida de fornecer apenas a inflação de 5,2%, que é insuficiente até para cobrir os aumentos de todas as taxas que pagamos”, acrescenta.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Obras de arte, dança e música fazem parte da primeira parada LGBT

O evento foi dedicado a Ednaldo Amâncio, conhecido como Laela
Por Anobelino Martins


Nesta segunda (17) foi realizada a abertura de conscientização da primeira parada LGBT, que acontecerá no próximo dia 22. O evento teve início às 20h com a exposição de várias obras de arte dos artistas Achiles Escobrar e Persivaldo Figueirôa, que também estavam presentes no local do evento. Dessa forma, o público pôde apreciar as obras e comentar com os próprios autores. Também teve atração de música MPB na voz de Sara Siqueira, acompanhada de Saniel no violão, além do coquetel de frutas que foi oferecido. 

Depois que o público já estava familiarizado com as obras de arte e a música foi à vez de Ginaldo Santos, idealizador do evento, falar. Ele explicou sobre a importância e a intenção da primeira parada LGBT e dedicou todo o evento a Ednaldo Amâncio, conhecido como Laela, que foi brutamente assassinado ndia 14 de julho de 2004.

Após a explanação, Ginaldo apresentou a Miss Gay 2012 Victória Pinheiros, e as Drag Queen Brianca Star e Brigida Castelary que entraram embaladas pelo aplauso do público. Em seguida Sabrina Siena e Harissa Fage, esta última que representa a cidade de Passo de Camaragibe, se apresentaram dando um show de dança.

As obras de arte estarão expostas até esta sexta feira das 8h às 11h e das 14h às 16h para todos que quiserem apreciar.

                                                        Fotos: Anobelino Martins
Para ver o álbum completo através do facebook Clique Aqui

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Após 4 meses de greve, Universidade Federal de Alagoas retoma aulas nesta terça-feira

O retorno das aulas do Campus Arapiraca só deve ser definido após assembleia nesta quinta-feira
Por tudo na hora

As aulas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que estavam paralisadas há quatro meses, retornam nesta terça-feira (17). A decisão dos professores foi tomada após reunião realizada com o reitor Eurico Lôbo, que apresentou ações para resolver o problema da insegurança no Campus Arapiraca - que não retomará as atividades amanhã como os demais campi.

De acordo com a assessoria de comunicação da Ufal, a Associação de Docentes da Ufal (Adufal) atendeu às determinações estabelecidas na última assembleia, realizada na quinta-feira (13), quando foi decidido o fim da greve.

O retorno das aulas do Campus Arapiraca só deve ser definido após assembleia nesta quinta-feira (20), que contará com a participação da comunidade local.


Redução no preço da energia elétrica é medida histórica

O governo também vai reduzir as taxas cobradas para a geração de energia elétrica dentro de programas como o Luz para Todos e a Tarifa Social de Energia
Por Agência Brasil



A presidenta Dilma Rousseff avaliou hoje (17) como medida histórica a decisão do governo de reduzir o preço da energia elétrica em até 28% a partir de 2013. Segundo ela, o atual modelo brasileiro eliminou o risco de racionamento, criou condições para o aumento nos investimentos e ampliou as redes de transmissão e distribuição.
No programa semanal Café com a Presidenta, Dilma destacou que a redução no preço da energia elétrica será possível graças à renovação de contratos de concessão que venceriam entre 2015 e 2017.
“O governo está oferecendo às empresas de energia elétrica a oportunidade de renová-los, mas com uma condição: que aquilo que já foi pago seja retirado da conta de luz. Porque os investimentos feitos lá atrás por essas empresas para construir as hidrelétricas e ampliar as linhas de transmissão e distribuição foram pagos pelos consumidores nas suas contas de luz”, explicou.
Ela lembrou que o governo também vai reduzir as taxas cobradas para a geração de energia elétrica dentro de programas como o Luz para Todos e a Tarifa Social de Energia. De acordo com a presidenta, a previsão é que sejam investidos R$ 3,3 bilhões ao ano para manter os programas.
“Vamos ser ainda mais rigorosos e cobrar mais qualidade dos serviços prestados à população. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está aprimorando os índices de qualidade, que serão exigidos das empresas que fornecem energia, assim como nós estamos fazendo com o serviço de telefone, internet”, explicou.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Eletrobras corta energia em prédios de duas prefeituras

Débitos de Passo do Camaragibe e São Luís do Quitunde passam de R$ 250 mil
Por: SEVERINO CARVALHO - REPÓRTER l Gazeta de Alagoas


A Eletrobras Distribuição Alagoas suspendeu ontem o fornecimento de energia elétrica a 14 prédios públicos pertencentes à Prefeitura de Passo do Camaragibe e de outros 12 administrados pelo município de São Luís do Quitunde, ambos na região Norte de Alagoas. Segundo a concessionária, o fornecimento só será restabelecido após o pagamento ou renegociação das dívidas.


Equipes técnicas lotadas no escritório comercial da Eletrobras, sediado em Matriz do Camaragibe, dirigiram-se às cidades de São Luís do Quitunde e de Passo do Camaragibe pela manhã, quando iniciaram os cortes. A Gazeta apurou que os débitos das duas prefeituras, somados, ultrapassam R$ 250 mil.

Dentre os prédios atingidos pela suspensão no fornecimento de energia elétrica de Passo do Camaragibe estão a sedes da prefeitura, do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e da Secretaria Municipal de Saúde, além de escolas, da quadra de esportes, de um prédio anexo à Secretaria de Educação e até do Fórum Desembargador Alfredo Gaspar de Mendonça, cujo imóvel pertenceria ao município.

Em São Luís do Quitunde, o corte no fornecimento de energia elétrica atingiu 12 prédios, dentre os quais a própria sede da prefeitura, o depósito de merenda escolar, o Mercado Público Municipal, a Secretaria de Educação, de Ação Social, a Garagem Municipal e escolas.

Segundo o escritório comercial da Eletrobrás para a região Norte, os débitos foram negociados recentemente pelas prefeituras, que voltaram a atrasar o pagamento das parcelas acordadas e, por isso, foram penalizadas com o corte no fornecimento de energia, "exceto aqueles considerados essenciais".

A tarde, representantes das prefeituras de São Luís do Quitunde e de Passo de Camaragibe estiveram na sede da Eletrobrás, em Maceió, para renegociar dívidas. Segundo a assessoria de comunicação da concessionária, foi firmado novo acordo. Com isso, o fornecimento de energia começou a ser restabelecido ontem mesmo. A Gazeta tentou, sem êxito, falar com representantes das duas prefeituras. 

Após 118 dias professores da Ufal encerram greve

A decisão foi tomada por maioria dos presentes à assembleia
Por Gazeta web

Foto: Divulgação/Adufal
Está encerrada a greve dos professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A decisão foi tomada, no início da tarde desta quarta-feira (12), durante assembleia geral da categoria, realizada no auditorio da Reitoria da instituição, no campus A. C. Simões. As aulas não serão retomadas de imediato, já que se votou a condição para que os trabalhos voltassem com uma solução para o campus de Arapiraca, que fica ao lado do presídio.

O vice-presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), Ailton Falcão, divulgou que foram 104 votos pela suspensão da paralisação, iniciada em 7 de maio, e 68 votos favoráveis pela continuidade do movimento. Os docentes também votaram o retorno às aulas para segunda, mas a maioria optou pela definição de Arapiraca.

Uma reunião será feita nesta tarde com diretores daquele campus para negociar uma audiência com o reitor Eurico Lôbo e discutirem uma solução para o impasse. “Queremos que a reitoria alugue salas para que as aulas sejam retomadas. Não voltaremos para o campus Arapiraca de forma alguma”, comentou Ailton Falcão.

Em entrevista, mais cedo, à Gazetaweb, o diretor relatou que a principal reivindicação - que trata da implantação de um Plano de Carreiras que permita aos professores uma progressão considerada justa - não foi atendida pelo governo federal. 

Os professores cobravam a incorporação ao vencimento básico da Gratificação de Estímulo ao Magistério Superior, 4% de reajuste salarial e a implantação do Plano de Cargos e Carreiras. Essa pauta está sendo reivindicada pela categoria em todas as instituições de ensino superior do Brasil.

A greve já durava 118 dias e evidencia ainda outro impasse: qual a entidade que, de fato, representa a categoria. “Acontece que a presidente assinou um acordo com um sindicato que não representa sequer 10% dos docentes das federais do País”, destacou Ailton Falcão, referindo-se ao Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes). 

Orientados por outro órgão, o Sindicato Nacional dos Docentes de Ensino Superior (ANDES), os professores, em sua maioria, haviam decidido dar continuidade à paralisação, mesmo após a formalização do dito acordo que pôs fim à greve em apenas sete instituições federais. Entretanto, segundo Falcão, a longevidade da mobilização e a ausência de avanço nas discussões com o governo fizeram com que o próprio Andes enviasse um comunicado, externando ‘certa fragilidade’ do movimento.

Reorganização política e luta no congresso

Para o professor Ailton Falcão, há reorganização da categoria. “O maior ganho na greve foi o ganho político, porque a categoria conseguiu se reorganizar, após os governos Lula e FHC terem destruído os movimentos sindicais. No entanto, não houve nenhum ganho financeiro”, afirmou. 

A alternativa, caso o fim da greve se confirme, é pressionar os deputados federais para a aprovação do Projeto de Lei 4368, de 2012, que dispõe sobre o reajuste salarial e estabelece novas regras para ingresso e desenvolvimento de carreira. “Teremos de aguardar o fim das eleições municipais, porque agora o Congresso está esvaziado”, pontuou. 

Calendário do ano letivo 

As discussões sobre o fim da greve também enveredam para uma reorganização do calendário letivo. De acordo com o professor, a volta aos trabalhos deve vir acompanhada de uma recomposição de aulas, apesar de ainda não haver previsão para se normalizar o calendário. 

“Surgiu a proposta da perda do semestre, mas acredito que essa ideia não vai passar porque não queremos prejudicar o aluno. Cronologicamente haverá a perda de semestre, sim, porque quem ia se formar em julho agora deverá concluir o curso somente em janeiro ou fevereiro”, explicou Falcão. 

“Por isso, acreditamos que o calendário só será normalizado em 2013 ou em 2014. Até lá, os cursos deverão seguir em ritmo 'meio atrapalhado'", emendou o sindicalista, destacando que, em resposta à promessa de repor às aulas, não houve corte nos salários dos professores.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Governador de Alagoas reforça segurança após ser ameaçado por presos

Integrantes do PCC fizeram ameças devido à possível transferência para presídios federais
Por Primeira Edição


Diante da iminência de uma transferência para presídios federais, detentos ligados a facções criminosas ameaçaram de morte o governador do Estado, Teotonio Vilela Filho. Neste final de semana, o clima ficou tenso no sistema prisional, quando os presos iniciaram um motim e quebraram celas. A informação é da repórter Carla Serqueira, do jornal Gazeta de Alagoas.
Segundo a reportagem, a ameaça foi revelada, nesta segunda-feira (10), pelo juiz da 17ª Vara Criminal da Capital, Maurício Brêda, durante reunião do Conselho Estadual de Segurança (Conseg).
O magistrado disse que os 21 presos considerados de alta periculosidade ainda não foram transferidos porque falta transporte. A Força Área Brasileira (FAB) só libera avião para transportar 54 presos, que é a lotação.
Leva-los em voos comerciais seria inviável, pois o Estado não teria dinheiro para pagar as passagens para os presos e agentes penitenciários responsáveis pela escolta. Além disso, apenas dois presos poderiam ser levados em cada viagem, por questões de segurança.
Com a demora, só aumenta o clima de instabilidade e perigo.
Ainda de acordo com a matéria, o governo de Alagoas está tentando, junto com secretarias de segurança de outros estados, lotar o avião da FAB.
Diante das ameaças, o governador reforçou sua segurança pessoal no fim de semana passado.

Jovens e crianças se apresentam em desfile de moda

SLQ Night Fashion trouxe beleza e elegância na passarela
Por Anobelino Martins



No último sábado (8) aconteceu pela primeira vez em São Luís do Quitunde, na Escola Adevan Verçosa e Silva, o evento que teve o nome de SLQ Night Fashion “a noite da moda”, organizado pelo fotógrafo Lucas Gonçalves.

Às 22h começaram as apresentações com as crianças. Elas abriram os desfiles na passarela promovendo as lojas com as roupas da categoria infantil.

Depois das crianças desfilarem os jovens mostraram desenvoltura e elegância ao desfilarem. Os modelos usaram roupas das lojas que patrocinaram o evento, dentre elas, Maria Bonita, Dona Bela e Zeza Confecções.

Após o desfile o cantor Beto Buarque se apresentou para o público com um show de música pop, o evento foi encerrado com música eletrônica.


                                     Fotos: Abidias Martins e Anobelino Martins
Para ver o álbum completo através do facebook Clique Aqui





segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Acusados de matar jovem em Paripueira são presos em São Luís do Quitunde

Isaíres dos Santos, de 19 anos, riu e disparou: "Não sei de nada. Se ele morreu é porque mereceu"
Por Tudo na Hora com SlqNotícias

Isaíres foi presa acusada por homicídio

A polícia prendeu, durante a madrugada, um casal acusado de matar um jovem em Paripueira, com mais de dez tiros, na última quarta-feira (5). Encaminhados à Central de Polícia de Maceió, os dois chamaram a atenção pela frieza com que reagiram à situação. Em entrevista ao programa Fique Alerta, Isaíres dos Santos, de 19 anos, riu e disparou: "Não sei de nada. Se ele morreu é porque mereceu".
O casal - o rapaz tem 17 anos - foi preso em São Luiz do Quitunde e, segundo a polícia, atua no tráfico de drogas no Litoral Norte do estado e teria assassinado o jovem porque ele devia dinheiro ao grupo. Junto com os dois, a polícia encontrou drogas, dinheiro trocado e celulares. 
As primeiras investigações indicam que Isaíres, também conhecida como Neguinha, disparou quatro tiros contra a vítima, enquanto o parceiro de 17 anos descarregou o restante da munição contida na arma.
Neguinha, juntamente com o menor conhecido por “caçaco” comandavam o tráfico na região da Pindoba. Segundo informações passadas pelo agente policial plantonista, Jamil Nogueira, o casal foi preso pelos policiais da delegacia de paripueira em operação conjunta com os policiais de São Luís do Quitunde, tirando de circulação dois traficantes periculosos e frios da sociedade quitundense.


Após prestarem depoimentos, Isaíres foi encaminhada ao presídio feminino Santa Luzia e o jovem à Unidade de Internação Masculina.
Casal preso pela polícia 

domingo, 9 de setembro de 2012

Polícia Civil prende homem por porte ilegal de arma

O infrator veio da cidade de Flexeiras e estava na companhia de mais dois indivíduos
Por Slqnoticias com assessoria



Foi preso em flagrante nesta madrugada de sábado (8), Elinaldo da Silva de 24 anos, por porte ilegal de arma de fogo, um revolver de calibre 38. O rapaz foi preso em companhia de mais dois indivíduos que vieram de bicicleta da cidade de Flexeiras. Segundo informações passadas pela família, eles saíram de casa por volta das 21h do dia anterior.

A Polícia Civil de São Luís do Quitunde está investigando se os acusados tem participação em assaltos ou em tráfico de entorpecentes. O agente de policia, Jamil Nogueira, informou que o infrator foi conduzido para a delegacia regional em Matriz de Camaragibe para ser feito o flagrante.  

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Professores da Ufal podem voltar na próxima semana

Segundo a Adufal, 'o governo está vencendo o movimento pelo cansaço'
Por Regina Carvalho/Gazeta Web


Mesmo sem avanço nas negociações com o governo federal, a Associação dos Docentes da Universidade Federal (Adufal) admite que a greve, que completa quatro meses no próximo dia 17, está próxima do fim. 

“O governo está vencendo a gente pelo cansaço. Agora, o movimento não tem mais a unanimidade de antes e não houve nenhum avanço”, declarou Ailton Galvão, da diretoria da Adufal.

De acordo com os sindicalistas, a assembleia realizada nessa quarta-feira foi uma espécie de “termômetro” do movimento. Cerca de 70 docentes votaram pela manutenção da greve e 41 foram contrários. “O movimento está dividido e é possível que a gente volte ao trabalho, sim, nos próximos dias”, declarou.

A Ufal deve seguir os passos de outras universidades federais que encerraram a greve e voltaram ao trabalho. “Em Brasília, Ceará, Pernambuco e Bahia já voltaram. Aqui, o movimento perdeu força”, acrescentou o sindicalista.

A principal reivindicação dos professores é a reestruturação da carreira docente. 

Cerca de 1.600 professores trabalham nas unidades da Universidade Federal de Alagoas, em Maceió e no interior.

Profissão Repórter vem a Alagoas e produz matéria sobre violência

Durante coletiva na sede da PC, jornalista ‘apareceu do nada’
Por Cada Minuto

Créditos: Jonathas Maresia

O programa Profissão Repórter, da Rede Globo de Televisão, chegou a Alagoas com o objetivo de produzir matérias sobre os números da violência no estado. Na tarde desta quinta-feira (06), durante uma coletiva na sede da Polícia Civil, os membros da imprensa foram surpreendidos com o jornalista Caco Barcelos.
Segundo Caco, sua breve passagem por Alagoas tem como foco a discussão sobre os índices da violência. “Não posso adiantar muita coisa sobre o que estamos fazendo no estado, até porque é minha pauta. Mas, o objetivo é claro: os dados da violência”, informou ele em breve bate papo com os colegas de profissão que estavam presentes.
Logo após a coletiva, a equipe do jornalista seguiu para mais uma pauta policial na capital. Eles acompanham um site local especializado em jornalismo policial.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Professores das principais Escolas da cidade entram em greve

A manifestação foi organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação (SINTEAL)
Por Anobelino Martins


Nesta segunda-feira (03) houve paralisação dos professores das principais Escolas do município, Demócrito Sarmento, Adevan Verçosa e Silva e Maria do Carmo. De acordo com alguns professores o motivo da paralisação é a falta de pagamento, o atraso de dois meses no pagamento dos aposentados da educação, a falta de pagamento das atribuições salariais dos professores, reajustes no piso salarial e a regulamentação do salário de alguns agentes administrativos que tem nível superior e que ainda recebem como se não tivessem formação acadêmica.

Além dos professores, os motoristas dos ônibus, os agentes administrativos, os serviçais e demais funcionários das escolas citadas aderiram à greve e também esperam melhores condições de trabalho.

Pela manhã os professores fizeram uma passeata em reivindicação às condições salariais de todos os órgãos envolvidos com a educação do município. A manifestação foi organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação (SINTEAL). A concentração aconteceu na Escola Municipal Demócrito Sarmento, onde os professores saíram em caminhada e pararam em frente à Secretaria de Educação e exigiram seus direitos.

Em seguida os professores foram para a frente da prefeitura, onde também ficaram por alguns instantes exigindo os direitos que lhes cabem. Mais uma vez os docentes do município saíram em caminhada, percorrendo o centro da cidade parando em frente à Secretaria de Previdência Social, e depois na Câmera de Vereadores, onde o protesto teve seu fim.

Segundo a classe docente a intenção do SINTEAL e dos professores não era a greve, mas sim um acordo. Os líderes do SINTEAL entraram em contato com a prefeitura mas não houve nenhum acordo. Como não teve nenhuma negociação, não houve outra opção a não ser a greve.

Os professores fizeram questão de ressaltar que a paralisação não está vinculada a questões políticas ou partidárias. O que está em jogo são os direitos dos professores e as condições necessárias para realização de seus trabalhos. 

A previsão para o fim da paralisação é na próxima segunda-feira (11), dia em que o SINTEAL se reunirá em assembleia com os professores para decidirem o rumo da situação.