quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Entrevista candidatos: Junior Pedro fala sobre suas propostas

“Realizamos muitas obras mesmo sem ter sido eleito de fato para o cargo de prefeito, imagine se isto acontecer através da vontade do povo
Por Abidias Martins

Durante o período eleitoral estaremos entrevistando os candidatos a prefeito de São Luís do Quitunde com a participação dos internautas. O primeiro a ser sabatinado é Antonio da Silva Pedro Júnior de 27 anos do PP. O candidato tem um mandato como vereador, foi presidente da Câmara Legislativa e assumiu como prefeito durante oito meses. Seu vice na candidatura a prefeito é George Nascimento.


  1. Saneamento Básico (Pergunta do internauta Fabiano José De Oliveira). Será que dessa vez o abastecimento de água vai melhorar? Sobretudo no Alto do Redentor, onde a população sofre há bastante tempo com este problema.

JP - O problema do abastecimento de água em São Luís é muito antigo. Nossa cidade é basicamente abastecida através de poços artesianos. No período em que eu assumi como prefeito existia uma emenda do Deputado Joaquim Beltrão através do PAC, para que nós melhorássemos esta questão. Inclusive chegamos a contratar a empresa para fazer o projeto, mas infelizmente o tempo não foi suficiente para concluirmos, entretanto os recursos estavam assegurados. Seriam três milhões de reais a serem investidos na melhoria do abastecimento de água na parte alta da cidade.

Um dos meus objetivos, caso seja eleito, é de continuar com este projeto através das parcerias com os Deputados e com o Governo Federal, para viabilizar os recursos necessários e investir nas obras de melhoria para o abastecimento de água da cidade.

    2. Novos investimentos (Pergunta da internauta Marilene Moraes). Espero que todos se lembrem da Subestação... Venham ver a realidade desta comunidade! Algo de melhor será feito por esta parte da cidade que geralmente é esquecida?

JP - Não tem um gestor hoje que possa ser eleito sem ter os olhos voltados para aquela comunidade. Lá as pessoas precisam de infraestrutura, educação, saúde, iluminação pública e tantas outras medidas que venham a combater a situação de descaso em que vivem aqueles cidadãos. Certamente iremos dar um salto muito grande de evolução na Subestação.

    3. Educação (Pergunta do internauta Fernando Alves). Você vai continuar liberando ônibus para o transporte de jovens para os cursos/faculdade e outros estudos fora da cidade? Sabemos que o ensino público deixa muito a desejar, você tem algum plano de governo para melhorar o ingresso de jovens na faculdade?

JP - Educação é um processo de evolução contínuo. Enquanto estive a frente da prefeitura tratamos a educação com prioridade. Valorizamos os professores e reformamos escolas porque sei que todo investimento na educação passa pela qualidade de ensino, valorização do servidor e da infraestrutura das escolas.

Uma das minhas ações será a retirada do ensino intermediário, pois o aluno que passa por este tipo de processo educacional acaba prejudicado no seu aprendizado. Para isso vamos construir novas escolas e ampliar as já existentes.

Os ônibus para as faculdades continuarão sendo liberados. Para ampliar as chances dos alunos ingressarem na faculdade irei oferecer cursinhos preparatórios nas épocas de vestibular, tanto da Universidade Federal de Alagoas-UFAL quanto das faculdades particulares. Esta medida irá potencializar os candidatos e eles certamente terão mais chances de conseguir ingressar no curso superior.

    4. Saúde (Slqnoticias). Quais são as prioridades na Saúde de São Luís do Quitunde para o seu governo?

JP - Saúde é um dos assuntos que mais preocupa aqui em São Luís do Quitunde. Durante os oito meses em que estive na prefeitura nós encontramos uma secretaria de saúde sem a mínima chance de funcionamento. Diante disto nós conseguimos uma sede adequada para os trabalhos desenvolvidos pela secretaria, que hoje funciona na antiga sede do TRT e recebe confortavelmente todos aqueles que necessitam do serviço do SUS.

A minha meta como prefeito é reformar todas as unidades de saúde da zona rural e melhorar as da zona urbana. Temos que dar condições mínimas para que os pacientes sejam bem atendidos e para que os servidores possam desempenhar suas tarefas com dignidade.

    5. Segurança (Slqnoticias). O que você pensa em fazer para melhorar a segurança no Município.

JP - Irei valorizar e ampliar o número de guardas municipais dando condições de trabalho para que eles possam efetivamente nos dar segurança. Vamos ainda regulamentar a lei dos guardas municipais, pois hoje eles são apenas vigilantes que exercem a função de guardas municipais. Quando realizarmos concurso público o candidato terá a possibilidade de concorrer ao cargo de guarda municipal e não de vigilante. Capacitação com cursos de defesa pessoal e formação também serão implantados para que os guardas atuem na prevenção e combate a insegurança em nosso município.

    6. Cultura (Slqnoticias). A arte, a dança, a música... Todos estes bens culturais estão sendo esquecidos, ou não são valorizados como deveria. Alguns grupos já não existem mais, a exemplo do coco de roda e do pastoril. Vários jovens talentosos não encontram espaço para mostrarem seus dons. O que você pensa em fazer para dar mais oportunidade a estes jovens. E quais ações podem efetivamente reacender os valores culturais que temos?

JP - Volto a falar do tempo em que estive como prefeito. Quando assumimos encontramos a casa de música em péssimo estado. A primeira coisa que fizemos foi a reforma daquela casa e a entregamos totalmente restaurada. A formação cultural deve passar pelas escolas, incentivando os alunos a estarem engajados na banda fanfarra e em tantos outros grupos que existem no município. Quero também resgatar a tradição dos festivais que nós tínhamos. O apoio às quadrilhas juninas, aos grupos de capoeira e a outros grupos artísticos é essencial para manter a cultura de São Luís. Caso eu seja eleito irei apoiar e resgatar ao máximo a cultura quitundense.
                                                        
    7. Irregularidades (Slqnoticias). No final de março para o início de abril o seu mandato de vereador foi cassado por unanimidade. O motivo foi uma acusação de irregularidade enquanto você esteve na presidência da câmara. Depois o senhor conseguiu uma liminar que lhe permitiu que continuasse o mandato. Como você vê esta questão? Caso seja eleito isto poderá interferir no seu mandato?

JP - Quando assumi a prefeitura eu rompi com alguns ditames políticos, ou seja, maus costumes daqueles que se aproveitam do poder público só para tirar vantagem. Depois dos oito meses a frente da prefeitura voltei para a presidência da câmara de vereadores e passei a ser alvo de ataques políticos porque não compactuei dos interesses da maioria daqueles que compõe aquela casa. O cargo de presidente da Câmara passou a ser alvo de cobiça de todos.

Eles fizeram um arremedo de processo, e nós conseguimos por diversas vezes barrar na justiça, pois a própria Constituição da República diz que apesar da câmara ser independente ela não pode violar o contraditório, a ampla defesa, a presunção de inocência e o devido processo legal que são direitos adquiridos na Constituição.

A justiça entendeu que a investigação que a câmara fazia estava sob o crivo do Judiciário e não correspondia ao duplo grau de jurisdição. Portanto a Câmara jamais poderia ter marcada uma sessão para a cassação do meu mandato. O processo não transitou em julgado e apresentava seis nulidades que de pronto já encerrava a causa. Eu não fui ouvido, minhas testemunhas não foram ouvidas. Na verdade o que aconteceu foi um jogo de cartas marcadas.

A acusação é de que eu teria consumido combustível excessivamente, mas tudo não passa de perseguição política. E para finalizar, não é uma despesa irregular, pelo contrário, é um direito concedido pela lei de diretrizes orçamentárias (LDO) para que o presidente da Câmara possa realizar suas funções. É tão legal que todos os quatro ex-presidentes fizeram este mesmo tipo de despesa.

Portanto sou candidato e este episódio não interfere na minha candidatura. O processo é administrativo e não eleitoral.

    8. Drogas (Slqnoticias). Muitos jovens caem no mundo das drogas e acabam virando reféns dos entorpecentes e em casos mais elevados do tráfico. Com isso muitos morrem nas mãos dos traficantes. Fato que faz com que presenciemos inúmeros assassinatos nos últimos anos. O que o seu governo pretende fazer em prol da recuperação destes jovens e da diminuição da violência?

JP - O problema das drogas deve ser tratado na essência. Vamos começar prevenindo este problema ocupando a mente dos jovens através das práticas esportivas, educação e cultura . É muito mais importante prevenir do que combater.

    9. Emprego (Slqnoticias). Quando se fala de emprego, os quitundenses são dependentes da Prefeitura, ou seja, de cargos públicos, da Usina Santo Antonio e de algumas vagas que surgem no comércio, mas ainda não são suficientes para a demanda que temos. Você pensa em trazer novas oportunidades de emprego para os quitundenses? De que forma?

JP - Sabemos do potencial econômico e até social da Usina Santo Antonio. Infelizmente a prefeitura não pode empregar todo mundo, temos limitações. Temos que abrir as fronteiras do nosso município. Vamos correr atrás dos grandes empresários oferecendo incentivos fiscais, oferecendo áreas agricultáveis para que eles possam se instalar em nosso município e assim gerar emprego e renda. Outra alternativa é formarmos cooperativas e gerarmos crédito para fazer o comércio evoluir.

     10. Conclusão (Slqnoticias). Para concluir, gostaríamos que você dissesse, além do que já foi citado, quais são os principais motivos que o eleitor tem para votar em Junior Pedro?

JP - Primeiro por tudo que nós fizemos durante os oito meses que estivemos a frente da prefeitura. Valorizando o servidor, tratando a todos com respeito e sem perseguições. Quero ser prefeito para mostrar que este trabalho pode continuar. Realizamos muitas obras mesmo sem ter sido eleito de fato para o cargo de prefeito, imagine se isto acontecer através da vontade do povo. A responsabilidade será ainda maior.


Precisamos atingir os níveis sociais e econômicos que os cidadãos de São Luís precisam ter. Peço ao povo que compare e veja quem trabalhou mais por São Luís neste último mandato. Nossa proposta representa a mudança, e quero ser prefeito para arregaçar as mangas e continuar trabalhando pelo povo de São Luís do Quitunde.

3 comentários:

  1. Um Abraço Meu Futuro Prefeito Junior Pedro Que Deus Te Abençoe e não se Preucupe com Nada Deus é Contigo Abençoado de Deus Um Abraço Fik Na Paz. Em Outubro é 22 neles para mudar e melhorar.

    ResponderExcluir
  2. júnior pedro é o prefeito que o povo quer que o povo prescisa temos que mudar sim temos que ir para o lado do bem eles dizem que o júnior é ditador e perseguidor só que não é o júnior q corta o salario do povo se for pra outra caminhada e não é o júnior q vive ameaçando o povo por tando júnior deixe ele falar o q quiser por q eu quero ver ele fazer oq vc faz júnior e dia 7 de outubro é 22

    ResponderExcluir
  3. Faz-se necessário que um município se renove, nao só com candidatos novos mas com boas propostas, principalmente quando se fala em investimentos na educaçao. Pois a proposta de Júnior Pedro em relacao á educacao é gloriosa, visto que é o processo pelo qual o indivíduo aprende a viver em sociedade. trazer cursinho pré-vestibular para a cidade é essencial para colocar os jovens em uma profissao e tira-los da ociosidade. Para tanto, jovens de minha cidade natal, nao pensem duas vezes em votar, faça valer seu voto e cobre posteriormente, pois a EDUCAÇAO é a mola propulsora para discernir quaisquer tipos de problemas, é ela que trans forma o ser humano em um sujeito de direitos e deveres para com a sociedade.Atenciosamente: Professor Jackson.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: NÃO PUBLICAMOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS.

Após escrever seu comentário, vá à guia "Comentar como:" que fica abaixo do quadro de comentário e escolha a opção NOME/URL. Preencha só o campo NOME e envie. Agradecemos o comentário!

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!