segunda-feira, 18 de junho de 2012

Entrevista com o Vereador Edezio Pereira

Pereira fala das rivalidades políticas e dos planos como candidato à reeleição
Por Slqnoticias
Edezio Pereria - Foto: Anobelino Martins

O Slqnotícias entrevistou o vereador Edezio Pereria de Oliveira do PMDB. Com dois mandatos como vereador por São Luís do Quitunde, (1993/1996 – 2009/2012), ele é atualmente o segundo Secretário da Câmara Municipal e Presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar.

Entre outras coisas, Pereira falou das rivalidades políticas e dos planos como candidato à reeleição. Confira:

Slqnoticias - Vereador, sabemos que nos últimos anos, o Município de São Luís do Quitunde vem enfrentando inúmeros casos de irregularidade e corrupção, o que gerou a cassação de mandatos tanto no executivo, quanto no legislativo. Como o Sr. avalia este atual momento político que vivemos?
Edezio Pereira - Como quitundense, fico muito triste por ver parlamentares, que deveriam zelar pelo patrimônio público de quem os elegeu, agindo de forma totalmente diferente da função para a qual foram eleitos, cometendo, com isso, o famigerado desvio de conduta.

Slqnoticias - Sabemos que com as mudanças na administração pública muitas coisas mudam, inclusive a ocupação de cargos de confiança. Com isso, a cidade não progride como deveria, ou melhor, as ações em benefício dos quitundenses caminham a passos lentos. O que o Sr. acha disso?
Edezio Pereira - Mudanças nos cargos de confiança quando ocorre uma transição de governo é algo normal. Quanto a atrapalhar o progresso da cidade, isso é simplesmente falta de vontade política, não tendo nada a ver com as mudanças de cargos.

Slqnoticias - Qual a sua análise acerca do desempenho do grupo de vereadores que compõe a Câmara Municipal? Seus pares contribuem na fiscalização para que a cidade cresça?
Edezio Pereira - Essa legislatura deixou muito a desejar. Foram inúmeras corrupções no comando da casa e muita falta de interesse público de alguns parlamentares.

Slqnoticias - São Luís do Quitunde é uma cidade em crescimento e enfrenta, hoje em dia, uma forte onda de violência. A câmara tem pensado em alguma medida de combate ao crescente número de assassinatos recorrentes na cidade?
Edezio Pereira - A violência em si tem sido um problema de nível nacional e São Luís não estaria fora desta estatística. Mas a câmara, na pessoa deste humilde legislador, com o apoio de seus pares, não tem ficado omissa. Há alguns meses realizamos uma audiência pública referente ao tema abordado, e conseguimos chamar a atenção da cúpula da segurança pública do estado. Com isso conseguimos duas novas viaturas para as polícias Civil e Militar, além da mudança no comando da segurança local que, atualmente, é muito eficiente. O novo delegado, Dr. Nilson Alcântara, sob o comando do chefe Wanderley e apoio do Delegado Regional, Dr. Valdir Silva de Carvalho, tem feito um ótimo trabalho, esclarecendo os homicídios que acontecem no nosso município. O combate ao tráfico de entorpecentes também tem recebido uma atenção especial, dando uma maior tranquilidade aos nossos munícipes.

Slqnoticias - Sabe-se que a juventude de São Luís é carente em vários aspectos sociais como a educação de qualidade, acesso as artes, cultura, lazer etc. A câmara tem algum projeto voltado para os jovens?
Edezio Pereira - Ao chegar à Câmara, a vontade de trabalhar em prol da população muitas vezes se esbarra na falta de empenho da maioria dos que compõe o colegiado. Eu, particularmente, tenho um projeto que ainda não coloquei em prática, mas pretendo implantá-lo. Trata-se de um projeto de lei que tem por finalidade a criação do primeiro emprego. Este projeto esse visa instituir um percentual de vagas nos concursos públicos municipais e nas ofertas de empregos das empresas localizadas em nosso município, para jovens que nunca tiveram a oportunidade de trabalhar Bem como a criação de uma escola-creche em tempo integral, com assistência médica, dentária, lazer e práticas esportivas, para que as famílias de baixa renda tenham aonde deixar seus filhos para poder sair, trabalhar e conquistar o próprio sustento.

Slqnoticias - O que precisa ser feito para que São Luís encontre o caminho do desenvolvimento e da geração de emprego?
Edezio Pereira - Que as pessoas aprendam a votar e a escolher seus representantes.

Slqnoticias - Estamos em ano eleitoral. O Sr. pretende concorrer à reeleição como vereador? Por quê?
Edezio Pereira - Pretendo concorrer para dar continuidade ao meu trabalho e colocar em prática os projetos mencionados anteriormente.

Slqnoticias - O Sr. já pensou em se candidatar a prefeito do município? 
Edezio Pereira - Não.

Slqnoticias - Em 2013, o número de edis que vai compor o plenário legislativo local vai aumentar de nove para treze. Esta mudança é positiva ou negativa para o município?
Edezio Pereira - Acho que é negativa, já que muitos dos que são eleitos não pensam no bem comum, e sim, nos seus próprios benefícios.

Slqnoticias - Em meio a tantas turbulências, o Sr. se sente realizado como vereador de São Luís do Quitunde?
Edezio Pereira - Sinto-me com a certeza do dever cumprido, pois fiz do meu mandato um verdadeiro sacerdócio em defesa do povo. Não me curvei diante dos poderosos nem coloquei meu mandato a serviço de nenhum prefeito. Apenas honrei a confiança dos eleitores que me elegeram .
.
Slqnoticias - Finalize falando sobre a rivalidade que há na política local. Qual a sua expectativa em relação ao período eleitoral que se aproxima? 
Edezio Pereira - Espero que essas rivalidades fiquem só no campo das ideias, e que não venham a trazer luto para as famílias envolvidas nesse processo eleitoral, e que, no final, a vontade soberana do povo seja respeitada.

5 comentários:

  1. É LAMENTAVEL QUE ESSE VEREADOR QUE SE DIZ O PALADINO DA JUSTIÇA,TENHA COMO ALIADO UM PREFEITO COMO CÍCERO CAVALCANTE.

    ResponderExcluir
  2. CARO VERERADOR PARA O ELEITOR ESCOLHER BÉM É PRECISO QUE OS CANDIDATOS APRESENTEM PROPOSTA POSSIVEL DE CUMPRIR E NÃO PROSTA COMO A SUA QUE NÃO PODE CUMPRIR POIS QUEM TEM OBRIGAÇÃO COM CRECHE,ESCOLA COM TEMPO INTEGRAL PARA DAR CONDIÇÃO DE VIDA AOS PAIS É A PREFEITURA MAS.........

    ResponderExcluir
  3. É LAMENTAVEL QUE O VEREADOR DIZ QUE CUMPRIU O SEU DEVER,PORÉM TÃO SOMENTE FALTOU APENAS UM AFASTAR O PREFEITO CÍCERO CAVALCANTE,PARA O BÉM DE SÃO LUIZ.

    ResponderExcluir
  4. O QUE ELA FEZ MESMO POR SÃO LUIZ? NADA!
    ENGRAÇADO HEIM.. AINDA QUER SE REELEGER.
    ACORDA POVO! VAMOS VOTAR EM PESSOAS COMPROMETIDAS E HONESTAS.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: NÃO PUBLICAMOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS.

Após escrever seu comentário, vá à guia "Comentar como:" que fica abaixo do quadro de comentário e escolha a opção NOME/URL. Preencha só o campo NOME e envie. Agradecemos o comentário!

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!