segunda-feira, 21 de maio de 2012

Diretor da Auto Escola Pinheiro São Luís esclarece algumas dúvidas sobre emissão de CNH

Depois que o aluno dá entrada, o processo tem validade de um ano
Por Abidias Martins

Josivaldo Moura
O diretor geral e instrutor de aulas teóricas (legislação) da Auto Escola Pinheiro São Luís, Josivaldo Moura, conversou com o slqnoticias e explicou o procedimento para quem deseja tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ele disse estar satisfeito com os resultados alcançados ao longo dos seis anos em que se encontra em São Luís. O empenho dos profissionais envolvidos na empresa é, de acordo com ele, um dos fatores que contribuem para as conquistas.

Para tirar a primeira CNH é necessário ter 18 anos imputavelmente, portar CPF, identidade e comprovante de residência. Depois que o aluno dá entrada, o processo tem validade de um ano.

Após se informar e realizar os primeiros procedimentos na Auto Escola o aluno deve:

·         Dirigir-se a um Posto de Atendimento da capital ou a uma CIRETRAN;

·        Capturar foto, assinatura e biometria, receber a guia de recolhimento (Detran e Clínica);

·         Efetuar o pagamento da guia de recolhimento no agente arrecadador;

·    Dirigir-se a clínica indicada na guia de recolhimento para submeter-se aos exames de aptidão física e mental e avaliação psicológica;

·    Devidamente apto na avaliação clínica e psicológica, o candidato deverá dirigir-se ao Centro de Formação de Condutores (CFC) – classe A, para realizar o Curso Teórico (Legislação de Trânsito - 45h);

·   Agendar e fazer o Exame Teórico (Legislação de Trânsito) que será aplicado pelo DETRAN (capital) ou Banca Examinadora Volante (interior);

·       Aprovado no Exame de Legislação de Trânsito, o candidato deverá dirigir-se ao Centro de Formação de Condutores (CFC) - classe B, para realizar o Curso de Prática de Direção Veicular para a categoria pretendida (20h);

·     Agendar através do site do Detran-AL e fazer o Exame Prático de Direção Veicular; no DETRAN (capital) ou Banca Examinadora Volante (interior);

·     Se aprovado no exame final, deve se dirigir a um Posto de Atendimento da capital ou a uma CIRETRAN;

·      Apresentar a documentação exigida para dar entrada no processo e aguarde o envio da CNH (Provisória) para seu endereço, pelos Correios.

A primeira CNH é um documento provisório, chamado Permissão para Dirigir, e tem validade de um ano. Passado este prazo o condutor deve solicitar a CNH definitiva, mas para isso ele não deve ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, nem ter reincidido em infração média.
Instrutores e Alunos da Auto Escola Pinheiro São Luís
O diretor esclarece que o propósito da Auto Escola é fazer com que os processos sejam concretizados o mais rápido possível, visto que muitos alunos tem pressa para receber o documento, mas isto não depende do CFC, pois é preciso que o aluno passe por todas as etapas que o procedimento exige. Além disso, segundo ele, o prazo disponível atualmente pelo Detran-AL para a realização da prova de direção (prática), fica em torno de 90 dias conforme o calendário.

Pensando em desafogar a lista de espera dos alunos que aguardam para realizar a prova, Josivaldo está encaminhado-os para outros municípios do interior, onde os exames também são realizados de acordo com a disponibilidade do calendário do Detran-AL; são eles: Matriz de Camaragibe, União dos Palmares e Atalaia. Nestes casos é cobrada uma taxa extra para custear as despesas geradas pela viajem.

“Nosso propósito é de oferecer o melhor atendimento possível aos nossos alunos. Com relação ao prazo de conclusão do processo de emissão da CHN, quanto mais rápido acontecer, melhor será para os alunos e consequentemente para nós, que teremos mais vagas para receber novos clientes. Mas, é preciso cumprir e respeitar todos os prazos estabelecidos pela regulamentação do Detran-AL.” Ressaltou Josivaldo.

“Estamos montando uma nova estrutura em um novo prédio. O local é mais amplo, e lá poderemos atender ao público com mais conforto. A mudança será feita brevemente.” Concluiu.

Quem quiser entrar em contato com a Auto Escola Pinheiro São Luís para emitir a primeira CNH, renovação, classificação ou reciclagem, deve ligar para o número (82) 3254-2133.

Fotos: Abidias Martins l Clique na foto para ampliá-la



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO: NÃO PUBLICAMOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS.

Após escrever seu comentário, vá à guia "Comentar como:" que fica abaixo do quadro de comentário e escolha a opção NOME/URL. Preencha só o campo NOME e envie. Agradecemos o comentário!

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!