Os resultados dos trabalhos são positivos. Cerca de 85% dos alunos faltosos estão voltando à sala de aula
Por Abidias Martins
Turma de domingo (20/11/2011) |
Todos os sábado e domingos das 13h às 17h, na Escola Municipal Divino Redentor, acontecem às oficinas de arte e reciclagem do Projese – Projeto sócio-educativo.
O projeto tem a finalidade de resgatar os alunos que, por algum motivo, não frequentam as aulas regularmente. Lá eles têm a oportunidade de se sentirem agentes atuantes e transformadores de sua realidade.
Marili Souza |
A orientadora das oficinas de arte e reciclagem, Marili Souza, falou com o SLQNotícias, e disse que no início de julho, quando os trabalhos começaram, eram apenas 14 crianças, hoje já são 108 registradas, e a procura aumenta a cada dia. São crianças de 8 a 15 anos de várias escolas municipais, dentre elas: Escola Maria do Carmo de Moraes, Escola Demócrito Sarmento, Escola Dr. Júlio de Queiroz e Escola Adevan Verçosa e Silva. A iniciativa, que não tem fins lucrativos, recebe o apoio da Secretaria Municipal de Educação e atua em parceria com o conselho tutelar, médicos e psicólogos.
Nas oficinas os estudantes trabalham com garrafas pet, filtros de café, papel misto, papel branco, embalagens de achocolatado, etc. O lanche que é servido também segue a linha do reaproveitamento. É o exemplo do doce de casca de melancia, que tem um sabor parecido com doce de mamão. É servida ainda a torta salgada de talos, que contém rúcula, salsinha, couve, salsão, agrião e massa de macaxeira. Esse cardápio, além de ser uma delícia, faz com que os alunos reflitam sobre o desperdício de alimentos.
As crianças e adolescentes envolvidos no projeto também participam de passeios educativos. Os mesmos já foram visitar a reserva ecológica da Usina Santo Antonio, e no próximo dia 9 de dezembro estarão indo para o teatro Gustavo Leite em Maceió, para assistir uma peça teatral. Outras atividades recreativas como passeio de trem, e visitas a áreas de reflorestamento também já estão agendadas.
Marili destacou que os resultados dos trabalhos são positivos, pois, segundo ela, cerca de 85% dos alunos faltosos estão voltando à sala de aula. “É muito bom ver os alunos entusiasmados. Vamos fazer uma árvore de natal de 3 metros para ficar exposta no cruzeiro. Também colocaremos luminárias e enfeites reciclados em todos os postes do alto do redentor.” Concluiu.
No próximo dia 30 será realizada a primeira exposição do trabalho dos alunos. A amostra acontecerá, das 8h às 12h, no auditório da secretaria de educação.
Apesar do projeto estar indo bem, não podemos esquecer que ainda é preciso fazer muito pelas crianças e adolescentes de São Luiz do Quitunde. O local das atividades, por exemplo, poderia ser melhor, pois muitos alunos estão fazendo as atividades no chão. Faltam espaço e condições favoráveis para o melhor aproveitamento dos trabalhos. Mas, já é um bom começo. Tomara que não caia no esquecimento, mas que melhore e evolua a cada dia com o apoio das autoridades.
Fotos: Abidias Martins I Cique na foto para ampliá-la
Fotos: Abidias Martins I Cique na foto para ampliá-la