terça-feira, 1 de novembro de 2011

A era da tecnologia gera a sociedade do controle

A evolução tecnológica rompe com os paradigmas convencionais de sociabilidade, e cria novos mecanismos de interação
Por Abidias Martins
Fonte da imagem: blogdofernandocoelho.blogspot.com

Vivemos literalmente na era da tecnologia, e estar conectado com esse sistema é cada vez mais necessário para o melhor funcionamento das práticas sociais contemporâneas. Quem não se insere nesse processo está praticamente fora do contexto de um mundo cada vez mais virtual.
Celulares, câmeras, internet, códigos e senhas. Através dessas novas tecnologias somos controlados, o tempo todo, pelo sistema e por nós mesmos.
cantinhodaculturaedolazer.net
O autor americano George Orwell quando publicou o livro 1984, descreveu uma vigilância controlada pelo Estado e que funcionava de forma arbitrária, com a finalidade de punir os cidadãos. No livro encontramos o personagem “o grande irmão” (ou big brother, na versão original), que é a figura por meio da qual o Estado controla toda a sociedade. Orwell escreveu esta obra de ficção baseado em seu olhar sobre os regimes totalitários, principalmente dos governos de Stalin, Hitler e Churchill que oprimiam a Europa e a Ásia nas décadas de 1930 e 1940. Na ficção, o fato de ser vigiado acabava sendo uma forma de controle que gerava uma grande insatisfação nos cidadãos.
Contudo, na contemporaneidade, o monitoramento deixou de ser algo incômodo. A vigilância ganhou status, sobretudo através das redes sociais como o Orkut, Facebook e Twitter. A subjetividade do indivíduo passou a ser partilhada no âmbito coletivo.
Nesse viés fica evidente que a evolução tecnológica rompe com os paradigmas convencionais de sociabilidade, e cria novos mecanismos de interação.
Muitas manifestações populares surgem das redes sociais. Recentemente várias revoluções contra governos ditadores do mundo árabe, ganharam impulso e tiveram resultados positivos através da disseminação de idéias e incentivos por meio dessas redes.
Podemos concluir que toda essa evolução tecnológica contribui para a proliferação das lutas populares, e da prática da sociabilidade sem fronteiras, na perspectiva de um mundo mais democrático. A mesma também promove uma comunicação mais rápida e eficiente. Mas, é imprescindível que os usuários tenham consciência de seus atos ao usarem o mouse e o teclado, pois um deslize de conduta pode comprometê-los seriamente.
Fonte da imagem: blog.professoralex.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO: NÃO PUBLICAMOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS.

Após escrever seu comentário, vá à guia "Comentar como:" que fica abaixo do quadro de comentário e escolha a opção NOME/URL. Preencha só o campo NOME e envie. Agradecemos o comentário!

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!