quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Quitundenses lotam o cemitério neste dia de finados para relembrar seus entes queridos

A origem do dia de finados é vista na história desde o século I, quando os primeiros cristãos já rezavam pelos mortos
Por Anobelino Martins


Como em todos os anos, o cemitério Nossa Senhora da Conceiçao, em São Luiz do Quitunde, foi visitado por milhares de pessoas que vieram manifestar a sua fé. Muitos que moram em outras cidades se sentiram motivados a voltar a São Luiz afim de visitar o túmulo dos seus entes queridos.

O dia de finados é dedicado as pessoas amadas que já faleceram, é o dia em que nos recolhemos para rezar pelas almas daqueles que já partiram desta viva. É o dia do amor, pois celebramos a vida eterna daqueles que partiram marcados pelo sinal da fé. O dia de finados é a celebração da vida eterna. Pois, o cristianismo é a vivência constante na comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.

A origem do dia de finados é vista na história desde o século I, quando os primeiros cristãos já rezavam pelos mortos. Costumavam ainda  visitar os túmulos dos mártires para rezar por aqueles que deram a vida pelo Evangelho.

No século IV a Igreja já citava os mortos na celebração da Missa, rezando em memória do sufrágio das almas. No século V a Igreja já havia determinado um dia no ano para rezar pelos mortos   que ficaram esquecidos ao longo do tempo.

No século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) determinaram que todas as comunidades dedicassem o dia 2 de novembro aos fiés defuntos, já que o dia 1° é dedicado a todos os Santos. Celebrando assim no dia 1° a Igreja Triunfante e no dia 2 a Igreja purgante. O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O dia dos Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.
 
Fotos: Anobelino Martins I Cique na foto para ampliá-la

Cemitério N. S. da Conceição
Interior do cemitério N. S. da Conceição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO: NÃO PUBLICAMOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS.

Após escrever seu comentário, vá à guia "Comentar como:" que fica abaixo do quadro de comentário e escolha a opção NOME/URL. Preencha só o campo NOME e envie. Agradecemos o comentário!

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!