terça-feira, 25 de outubro de 2011

Sapere aude

Um convite provocativo
Por Abidias Martins


A expressão latina sapere aude, que quer dizer: ousa servir-te de tua razão, é sobretudo um convite para que o sujeito saia da zona de conforto, ou seja, da alienação e torne-se um ser pensante, capaz de criticar tudo aquilo que geralmente é imposto pelo sistema.

A dependência não faz parte do contexto deste conceito. Para o iluminismo o comodismo é uma condição de covardia; portanto é necessário viver na arena do debate, fugir da mesmice, "ser contrário."

Percebemos claramente que ao longo da história, nosso povo viveu e ainda vive na opressão da razão. A classe burguesa pouco se importa, ou melhor, não se importa com o esclarecimento da grande massa. É preferível que o povo viva na obscuridade, pois assim os mesmos podem ser manipulados com mais facilidade.

Dessa forma temos dois caminhos: ou ousamos sair para o combate de forma corajosa, ou nos posicionamos na fila dos covardes. E cá para nós, esta já está bastante concorrida.


Imagem: http://iluministas.booomwork.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO: NÃO PUBLICAMOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS.

Após escrever seu comentário, vá à guia "Comentar como:" que fica abaixo do quadro de comentário e escolha a opção NOME/URL. Preencha só o campo NOME e envie. Agradecemos o comentário!

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!