segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Conheça o Samu 192 - Serviço de atendimento móvel de urgência

A base descentralizada de São Luiz do Quitunde funciona 24h
Por Abidias Martins

Na última quita-feira (20) estivemos na base descentralizada do Samu-192, em São Luiz do Quitunde, na ocasião estavam de plantão o condutor-socorrista Ednaldo Lins e a técnica de enfermagem Alcione.
Em São Luiz do Quitunde o Samu conta com quatro equipes plantonistas, cada uma com duas pessoas, sendo um condutor-socorrista e uma técnica de enfermagem. Eles trabalham 24h e são responsáveis pelo atendimento à diversas ocorrências que acontecem na região. Na área norte do estado o Samu tem bases descentralizadas em mais três cidades, são elas: Barra de Santo Antonio, Porto Calvo e Maragogi.

Ednaldo falou conosco e explicou, entre outras coisas, que ele desempenha sua função em Unidade de Suporte Básico (USB). Caso haja necessidade são solicitadas as interceptações, que são feitas pela Unidade de Suporte Avançado (USA – UTI móvel), além do Samu Aeromédico que atende os casos gravíssimos. O mesmo demonstrou satisfação pelo que faz. Quando perguntado sobre o que significava o seu trabalho, ele respondeu: "Trabalhar no Samu salvando vidas é ser um instrumento de Deus."

Ednaldo Lins - (Condutor-socorrista)
O trote...
Leia com atenção

A sua contribuição pode ajudar o Samu a salvar mais vidas, pois o maior problema que eles enfrentam são os trotes.

Segundo o próprio órgão, cerca de 87% das ligações recebidas no tronco 192 do atendimento são trotes, assim atrapalhando e ocupando o serviço. As ligações para o 192 são atendidas prontamente pela equipe do Samu mais próxima.  As mesmas são identificadas através de um sistema que registra o endereço do telefone e da chamada. Por isso, só chame quando necessário, pois quem passa trotes para os números de emergência 192 (Samu) e 193(CB) está cometendo um crime, com pena de 1 a 3 anos de detenção e multa, conforme o artigo 266 do Código Penal Brasileiro; e está colocando em risco a vida de muita gente, inclusive a da própria família.

Muitos ainda se perguntam como devem proceder diante de uma situação de emergência. Nas ilustrações abaixo você pode tirar todas as suas dúvidas.

Fique bem informado, para saber agir adequadamente.




Fotos: Abidias Martins I Cique na foto para ampliá-la

Unidade de Suporte Básico (USB) de São Luiz do Quitunde

Placa da Base descentralizada de SLQ

Base descentralizada de São Luiz do Quitunde

Ednaldo Lins - (Condutor-socorrista)

Aeronave CBMAL/SAMU. Créditos:
 http://aviacaoderesgate.blogspot.com/

Um comentário:

  1. luciane maria santos da silva-idade 29 anos reside são luiz do quitunde esta precisando de sangue A positivo os doadores pode doar no emoal a paciente si emcontra na maternidade santa mônica o numero e 91028982.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: NÃO PUBLICAMOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS.

Após escrever seu comentário, vá à guia "Comentar como:" que fica abaixo do quadro de comentário e escolha a opção NOME/URL. Preencha só o campo NOME e envie. Agradecemos o comentário!

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!