quinta-feira, 7 de junho de 2012

Católicos de São Luís do Quitunde celebram a solenidade de Corpus Christi

Tapetes foram confeccionados pelas ruas; adoração, Missa e procissão movimentaram o dia 
Por Abidias Martins

Santa missa - Padre Arnaldo e Frei Duarte
Ainda na madrugada desta quinta-feira (07), dia da festa de Corpus Christi, os católicos de São Luís do Quitunde se reuniram para confeccionar os tapetes por onde a procissão do santíssimo passaria mais tarde. Jovens, adultos e crianças da paróquia participaram da mobilização para deixar as ruas coloridas e enfeitadas como acontece em todo o Brasil.

A adoração ao Santíssimo Sacramento começou por voltas das14h e foi encerrada pelo pároco da cidade, Padre Arnaldo. Em seguida Frei Duarte celebrou a Santa Missa que lotou a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.  Após a celebração aconteceu à procissão do santíssimo exposto no ostensório. Os fiéis acompanharam o percurso com fervor e cantando louvores a Deus. Na porta da delegacia foi dada uma benção e feito um momento de oração.

No final da procissão foi dada a benção do Santíssimo, encerrando o Tríduo Eucarístico da Solenidade de Corpus Christi que foi iniciado na última segunda-feira (4).


*A festa

A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu na Idade Média e consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias depois temos o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e na quinta-feira é a celebração do Corpus Christi.

É uma das mais tradicionais festas do Brasil e é comemorado no país desde a chegada dos portugueses.
*Portal da Família
Fotos: Anobelino Martins l Clique na foto para ampliá-la
Adoração ao Santíssimo
Confecção dos tapetes
Santa Missa
Procissão







Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO: NÃO PUBLICAMOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS.

Após escrever seu comentário, vá à guia "Comentar como:" que fica abaixo do quadro de comentário e escolha a opção NOME/URL. Preencha só o campo NOME e envie. Agradecemos o comentário!

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!