domingo, 10 de junho de 2012

América Futebol Clube completa 60 anos de existência

Atualmente o time tem quatro categorias, dentre elas o futebol feminino
Por Abidias Martins
Equipe Juniores do América - Foto: Abidias Martins
Na última sexta-feira (8), o América Futebol Clube de São Luís do Quitunde completou 60 de existência no cenário esportivo do município e de Alagoas. O time foi formado em 8 de junho de 1952.

Para comemorar a data foram organizados dois jogos que aconteceram neste domingo (10). A equipe Juniores do América enfrentou o Real Matriz de Matriz de Camaragibe e venceu por 5x0. O outro jogo foi disputado pelo futebol feminino que também vendeu o adversário, o Japaratinga Futebol Clube da cidade de Japaratinga, a equipe da casa conseguiu o resultado de 1x0.

Gil e Neto
De acordo com José Santos da Silva, mais conhecido como Neto, atual presidente do Clube, o Estádio Municipal foi comprado em 1975 com a união de Eduardo de Melo Gonçalves e alguns amigos que sentiram a necessidade de ter um campo para que o América pudesse treinar e jogar. Em reconhecimento por seu esforço Eduardo teve seu nome homenageado no Estádio. O campo hoje em dia é o melhor da cidade, e recebe os jogos mais importantes das competições disputadas em nível municipal e estadual.

O clube já disputou a segunda divisão do Campeonato Alagoano quatro vezes, em 1995, 1997, 2003 e 2004. Em 2003 aconteceu a conquista do título do Campeonato Quitundense de Futebol.

Atualmente o time tem quatro categorias: Infantil com jogadores de 11 a 14 anos; Juvenil que vai dos 15 aos 17 anos; Juniores, dos 17 aos 21 anos e feminino que é formado por jogadoras de várias idades.

Futebol Feminino - Foto: Abidias Martins
O futebol feminino do América é comandado por Girlene Salgueiro (Gil). Ela relatou que a equipe já participou do Campeonato SESI TV Gazeta duas vezes, a primeira em 2009 e a mais recente neste ano, ficando em quarto lugar.

“A tendência é que cheguemos a disputar o Campeonato Alagoano, o campeão da competição ganha vaga para participar do Campeonato Brasileiro.” Disse a treinadora.

Durante os 60 anos de existência o América passou por vários momentos, alguns em boa fase, outros em má colocação, mas uma realidade é indiscutível, a superação sempre esteve presente durante sua trajetória. Parabéns América!

2 comentários:

  1. parabéns ao américa fc, desejo muito vê-lo novamente disputando o campeonato alagoano de profissionais.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: NÃO PUBLICAMOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS.

Após escrever seu comentário, vá à guia "Comentar como:" que fica abaixo do quadro de comentário e escolha a opção NOME/URL. Preencha só o campo NOME e envie. Agradecemos o comentário!

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!