quinta-feira, 24 de maio de 2012

Inscrições para o Enem começam nesta segunda-feira (28)

Estudantes terão até o dia 15 de junho para se inscrever; taxa é de R$ 35
Por Slqnoticias com Guia do Estudante

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quinta-feira (24) que as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio 2012 começam na próxima segunda (28), a partir das 10h, exclusivamente pela internet. O prazo vai até as 23h59 do dia 15 de junho e a taxa de inscrição é de R$ 35. Alunos de escola pública podem pedir isenção.

A prova será realizada nos dias 3 e 4 de novembro, a partir das 13h (horário de Brasília). No primeiro dia (sábado), as questões serão de ciências humanas e ciências da natureza; no segundo (domingo), os estudantes farão as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.
Mudanças
O MEC também confirmou as mudanças que já vinham sendo esperadas na correção das próximas provas.
Hoje, um texto é corrigido por dois especialistas e, se houver discrepância superior a 300 pontos, passa por apenas um terceiro corretor. Agora, a discrepância máxima entre as notas caiu para 200 pontos na nota total ou 80 pontos em cada uma das competências (são cinco competências ao todo, cada uma valendo 200 pontos). Acima disso, a redação passará para um terceiro corretor e a nota final será a média aritmética simples das notas "mais próximas". 

Caso as diferenças entre as notas permaneçam, a prova será submetida a uma banca examinadora composta de três avaliadores, que darão a nota final.

O ministério anunciou que vai lançar um "Guia do Participante" em julho com exemplos de boas redações e esclarecimentos sobre os critérios da correção.

Calendário do Enem:

InscriçõesDe 28 de maio (a partir das 10h), a 15 de junho (até as 23h59)
Pagamento da taxaAté 20 de junho
Provas3 de novembro (das 13h às 17h30) - Ciências Humanas e Ciências da Natureza

4 de novembro (das 13h às 18h30) - Linguagens, códigos e suas tecnologias, Redação e Matemática
Gabarito7 de novembro
Resultado Final28 de dezembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO: NÃO PUBLICAMOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS.

Após escrever seu comentário, vá à guia "Comentar como:" que fica abaixo do quadro de comentário e escolha a opção NOME/URL. Preencha só o campo NOME e envie. Agradecemos o comentário!

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!