sábado, 31 de dezembro de 2011

SLQNotícias encerra o ano de 2011 com mais de dezenove mil acessos

Obrigado a todos aqueles que acreditaram e acreditam no nosso trabalho, faremos ainda melhor em 2012
Por Abidias Martins


Caros internautas queremos agradecer-lhes pela companhia neste ano de 2011. O blog São Luiz do Quitunde Notícias começou há pouco mais de cinco meses, mas já está se tornando uma referência como veículo de comunicação no nosso município. O trabalho não é fácil, pois trabalhar com a transmissão de notícias e informações é um tarefa árdua, mas ao mesmo tempo muito gratificante.

O blog ainda não está totalmente pronto. Muita coisa ainda precisa ser feita para que possamos oferecer aos leitores um conteúdo cada vez melhor. É preciso mantê-lo atualizado, mas isso exige tempo e dedicação, pois é um trabalho como tantos outros. Tivemos algumas dificuldades nesse início de caminhada, dentre elas a falta de apoio. Mas, não desistiremos, vamos lutar ainda mais.  Por isso, estamos firmando novas parcerias e patrocínios, com amigos, amigas e comerciantes que querem estar juntos conosco contribuindo nesse projeto que só traz benefícios para o nosso município. É muito bom poder entrar no Google e encontrar as informações da cidade reunidas em um só lugar. Mas, repito isso requer tempo, dedicação e apoio.

A proposta continua a mesma – Informar os fatos aos leitores com imparcialidade e objetividade.

Estamos criando um novo layout para compactar as informações, e com isso facilitar o acesso. Também criaremos novos quadros, enquetes e promoções. Teremos muitas novidades para o ano que se aproxima.

Obrigado pelos mais de 19.000 (dezenove mil acessos). Até o momento da publicação desta postagem tínhamos 19.170 (dezenove mil cento e setenta acessos), mas esse número cresce a cada hora, sinal da credibilidade conquistada junto ao leitor. Obrigado a todos aqueles que acreditaram e acreditam no nosso trabalho, faremos ainda melhor em 2012.
Um Feliz ano novo a todos os quitundenses, que 2012 seja de paz, harmonia, esperança e muita leitura para todos nós! São os sinceros votos de Abidias Martins – idealizador e moderador do blog, e de Anobelino Martins – colaborador do mesmo.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Jackson de Lima Neto representa alagoas na nova diretoria da CNTA

“vamos usar essa nova posição em favor dos trabalhadores brasileiros e, especialmente, dos trabalhadores de alagoas”
Por Abidias Martins com Revista Mercado Imobiliário 
O presidente do Sindicato dos trabalhadores da Indústria do Açúcar de Alagoas (STIA-AL), Jackson de Lima Neto, tomou posse do cargo de secretário de finanças da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação e Afins (CNTA), para um mandato que se estenderá por quatro anos, 2011/2015.

A posse aconteceu no dia 20 de setembro último, na cidade de Luziânia em Goiás, durante a solenidade de abertura do V Congresso Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Brasil.

Jackson de Lima Neto foi eleito em um encontro da categoria realizado no mês de setembro, em Fortaleza, no Ceará. A vitória demonstra a credibilidade das ações realizadas pelo presidente do STIA-AL. “O trabalho que realizamos em Alagoas e nossa participação nas lutas, proposições e negociações nacionais nos credenciaram a ocupar esse importante cargo na diretoria da confederação e vamos usar essa nova posição em favor dos trabalhadores brasileiros e, especialmente, dos trabalhadores de alagoas”, afirmou Jackson.

O V Congresso Nacional da CNTA, realizado entre os dias 20 e 23 de setembro, contou com a presença de entidades e trabalhadores de todos os estados brasileiros, onde foram debatidos temas como estrutura sindical, saúde do trabalhador e políticas gerais do ramo que deverão pautar os rumos da categoria para os próximos quatro anos.

No evento estiveram presentes várias autoridades, dentre elas o anfitrião, José Calixto Ramos, presidente da CNTI, e o senador gaúcho Paulo Paim, que em nome dos trabalhadores declarou empossado o presidente Artur Bueno de Camargo e os demais integrantes. Na ocasião foi apresentada uma análise de conjuntura geral sobre questões econômicas do Dieese, bem como de políticas gerais, que enriqueceram os debates e as propostas que foram à plenária.

A revista Mercado Imobiliário, ano XI/N°75 de outubro do corrente ano, publicou uma matéria na qual destacou a importância da participação do representante alagoano na equipe diretora do órgão nacional.

Fotos: Revista Mercado Imobiliário l Clique na foto para ampliá-la

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

MEC antecipa resultado do Enem 2011

Candidatos podem consultar cursos e vagas disponíveis no Sistema de Seleção Unificada 
Assessoria de Comunicação Social do MEC

Estudantes de todo o país interessados em ingressar no ensino superior público em 2012 poderão consultar, a partir de hoje, 21, cursos e vagas disponíveis no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. As inscrições para o processo de 2012 serão abertas em 7 de janeiro próximo. O Sisu selecionará os candidatos por meio da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011.

No primeiro semestre do próximo ano, o sistema oferecerá 108.552 vagas — 30% a mais em relação ao mesmo período de 2011 — em 3.327 cursos. O número de instituições de ensino também aumentou, de 83 para 95, nos 26 estados — não serão oferecidas vagas em instituições do Distrito Federal.

As inscrições serão abertas à zero hora de 7 de janeiro e se estenderão até a meia-noite do dia 12 do mesmo mês. O estudante deve fazer duas opções de curso. Durante o período de inscrições, ele poderá mudar essas opções, com base na nota de corte (nota mínima). Cada mudança invalidará a opção anterior.

Diferente dos anos anteriores, quando o sistema ficava fora do ar de zero hora às 6 horas da manhã para atualização, em 2012 ele funcionará ininterruptamente. As notas de corte serão divulgadas de madrugada, diariamente.O candidato aprovado na primeira opção de curso será automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perderá a vaga. O que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima em nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.

Resultados — O resultado da primeira chamada será divulgado em 15 de janeiro. Os candidatos selecionados terão os dias 19 e 20 para fazer a matrícula. As instituições de ensino superior participantes do processo terão prazo de 19 a 23 do mesmo mês para registrar as matrículas no sistema.

A segunda chamada será divulgada em 26 de janeiro, com matrículas nos dias 30 e 31. Elas serão registradas pelas instituições de 30 de janeiro a 1º de fevereiro.

Os candidatos que não conseguirem vaga nas duas chamadas poderão ainda pedir inclusão, entre 26 de janeiro e 1º de fevereiro, na lista de espera, que será publicada em 4 de fevereiro. As vagas que se tornarem disponíveis para os candidatos na lista de espera serão divulgadas gradativamente pelas instituições. O prazo vai até 2 de março.

A consulta sobre cursos e instituições, a partir de segunda-feira, 26, deve ser feita na página do Sisu na internet. Mais informações pelo telefone 0800 616161, das 8 às 20 horas, de segunda a sexta-feira, e durante 24 horas diárias nos períodos de inscrição.

Enem — Já estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) os resultados do Enem de 2011. O resultado individual pode ser conferido pelo candidato na página do exame na internet. É necessário informar CPF e senha. Também é possível consultar o resultado com a apresentação do número de inscrição e senha. Caso não se recorde da senha, o estudante pode recuperá-la no próprio sistema, mediante informação de CPF. A senha será encaminhada por e-mail ou mensagem SMS.

Com base em informações da Polícia Federal do Ceará, o Inep decidiu cancelar as 14 questões do pré-teste de todos os estudantes do Colégio Christus, de Fortaleza, incluindo aqueles do cursinho pré-vestibular da instituição. Ao todo, 1.139 estudantes tiveram as questões anuladas. O Ministério da Educação e o Inep ainda aguardam as conclusões do inquérito policial para tomar medidas cabíveis nas instâncias administrativa e criminal.
Confira as vagas por instituição, curso e turno disponíveis no Sisu de 2012

Confira o cronograma do Sisu de 2012


Fonte: ufal.edu.b

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Beto Buarque lança seu novo site com uma música inédita no clima do natal

A música “pro resto da vida” trás uma mensagem romântica e envolvente
Por Abidias Martins 


O cantor e compositor Beto Buarque presenteou seus fãs nesta terça-feira (20), com seu novo site que está bem mais completo. Agora, além de baixar todas as músicas, o internauta pode acompanhar a galeria de fotos, conhecer o perfil do cantor, ver as letras das músicas e navegar em muitas outras funcionalidades. A nova música “pro resto da vida” trás uma mensagem romântica e envolvente, além de conter citações próprias para o clima natalino. O site veio com um design bem moderno e inovador. Um belo presente para aqueles que apreciam sua música, que cá pra nós é sensacional!

Acesse o novo site do cantor e baixe as músicas - Clique aqui 
Leia a entrevista do cantor ao Slqnoticias - Clique aqui

Pro resto da vida (Beto Buarque)

De uns tempos pra cá
Me sinto tão bem
É tão natural sonhar
Quando se encontra alguém
Com quem é fácil conversar
E sentir no fundo
O quanto é bom lhe abraçar
Mesmo que só por um segundo

Eu quero ficar contigo nessa vida
Porque em outra não há uma história mais bonita
Que possam contar

Você me faz sorrir até me provocando
Tem algo a mais e fico bobo imaginando
Nós dois num altar
E você dizendo "sim",
Eu plantando flores
No nosso jardim,
Enfeitando a casa perto do natal,
Tentando ser felizes só com o essencial

Eu quero ficar contigo nessa vida
Porque em outra não há uma história mais bonita
Eu quero te dar amor e beijos sem medida
Então vem pra cá e nunca pense em despedida
Porque eu quero ficar contigo pro resto da vida

Você me faz sorrir até me provocando
Tem algo a mais e eu fico me perguntando
Como poderia viver sem você?
Por que é tão ruim um dia sem te ver?
Será que é possível alguém amar assim?
O que eu sinto por você parece não ter fim. 

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Prédios históricos com arquiteturas deslumbrantes: a história entregue as baratas

O prédio da Escola Messias de Gusmão, e a antiga delegacia são exemplos do abandono e do "esquecimento" em São Luiz do Quitunde
Por Anobelino Martins (Opinião)


Ruínas da Escola Messias de Gusmão

Passo todos os dias por esta escola e a cena que vejo é cada vez mais triste e vergonhosa. Fico decepcionado ao ver o abandono de uma escola histórica e com uma estrutura tão bela. Como cidadão, fico indignado ao perceber que as autoridades responsáveis não tomam as devidas providências. É um verdadeiro descaso com a sociedade quitudense que é obrigada a ver, todos os dias, essa imagem penosa!


Não cheguei a estudar na Escola Estadual Messias de Gusmão, mas ainda cheguei a ver o seu funcionamento. E depois, como se o prédio não valesse nada, foi abandonado, entregue as baratas. Que vergonha para o governo estadual! Custava investir em numa restauração?


Não sou a primeira pessoa a falar desta lamentável situação. Várias pessoas lutaram pela causa, mas estou começando a acreditar que são tentativas em vão diante de um governo omisso.


Fico tentando imaginar quantas pessoas estudaram nesta escola, os bisavôs, os avôs, os pais, os filhos... E os netos? Não! Os netos não tiveram esta oportunidade! A verdade é que o nosso município está perdendo a beleza da sua história!

 Delegacia Civil - Fonte: Arquivo Fazenda Castanha Grande
Esta imagem que você esta vendo, é nada mais nada menos que a antiga delegacia Civil de São Luiz do Quitunde, que infelizmente teve o mesmo fim que está tento o velho  Messias de Gusmão.   É de fato uma vergonha e incompetência por parte dos governantes que não valorizam os patrimônios do porte dessa delegacia – que já não é mais a mesma –, da Escola Messias de Gusmão  e de tantas outras construções que ficaram esquecidas no abandono. 
                  

Fica aqui uma incógnita: Por que as autoridades não restauram as construções antigas de nossa cidade? 

Gostaria de apresentar ao governo alagoano a palavra Restauração. Pelo que vejo as autoridades políticas ainda não conhecem esta palavra.

Significado de Restauração:
Ato ou efeito de restaurar.
Reparo, conserto de qualquer coisa desgastada pelo uso.
Recomposição de algo: restauração do passado.

Acesse o blog do Anobelino. Clique aqui

sábado, 10 de dezembro de 2011

Vernissage do artista plástico Estevão Gomes atrai o olhar do público quitundense

Será que a arte está sendo cultivada em nosso município?
Por Abidias Martins

Artísta plástico Estevão Gomes e suas obras de arte.
Na noite de ontem (9), na Praça Ernesto Gomes Maranhão (praça da prefeitura), aconteceu à exposição das obras de arte do artista plástico quitundense Estevão Gomes.

O evento foi organizado pelo próprio artista, e teve o apoio de alguns comerciantes locais. Dezesseis telas, com artes variadas, foram expostas. Quem esteve presente pôde conferir o talento do jovem, que dentre outras especialidades, faz pinturas abstratas, natureza morta, paisagens e pessoas.
Foi um momento muito especial e que demonstrou o potencial artístico do nosso município, que muitas vezes fica esquecido, para não dizer desvalorizado. Inclusive, gostaria de fazer um questionamento como cidadão: onde, e o que está fazendo a secretaria de cultura do nosso município que não valoriza e incentiva os artistas da terra? Será que cultura é só enfeitar as ruas nas épocas festivas? Creio que não!
Cultura vem do latim colere, que significa cultivar. É um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. (Wikipédia)
Portanto, podemos seguramente afirmar que um povo sem cultura, é um povo sem história, sem valores, sem pensamento crítico. Precisamos despertar para essa realidade. Será que a arte está sendo cultivada em nosso município? Temos inúmeros artistas anônimos em nossa cidade. São cantores, artistas plásticos, jogadores de futebol, artesãos, músicos... E todos só precisam de uma coisa: valorização. Muitas vezes é preciso ir para fora, para alcançar o merecido reconhecimento. Isso é lamentável!
A iniciativa de expor suas obras, faz de Estevão, um exemplo de superação a essa realidade social. Durante entrevista  ao Slqnoticias ele falou das dificuldades com relação a valorização da arte em São Luiz: "Infelismente percebemos que as pessoas ainda resistem em incentivar os artistas da terra." Em seguida fez o seguinte agradecimento: “Estou grato pela colaboração das pessoas que contribuiram para que esse evento fosse realizado. Agradeço também a todos que vieram prestigiar meu trabalho na noite de hoje.”
A exposição continua neste sábado (10). Os quadros estão à venda, e custam R$ 300,00, que podem ser parcelados em até três vezes, com exceção dos quadros de pessoas, que custam R$ 500,00, também parcelados. Quem tiver interesse em comprar ou encomendar alguma pintura deve entrar em contato diretamente com o artista em sua residência, que fica localizada na rua Dr. Júlio de Mendonça S/N, ou pelo telefone: (82) 9119-6615.
Fotos: Bernardo I Cique na foto para ampliá-la
Estevão gomes - Artista plástico
Bernardo - Fotógrafo
Obra de arte
Obra de arte
  

Obra de arte
Obra de arte

Estevão Gomes e amigos
Estevão Gomes e amigos

Estevão Gomes e Abidias Martins
Estevão Gomes e amigos

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Entrevista com o cantor e compositor quitundense Beto Buarque

"A música é a forma mais bonita da gente expressar o que sente". (Beto Buarque)
Por Abidias Martins com colaboração de Vanessa Santos 

Apresentação na Ufal - 17/10/2011
Durante uma conversa bem descontraída, ocorrida no último domingo (04), Humberto Buarque falou de suas experiências com relação a carreira musical.

Entre outras coisas, o jovem de 20 anos, falou de como tudo começou e do momento que está vivendo atualmente.

Dentre as várias surpresas para os fãs está a música “pro resto da vida”, que está ligada ao clima do natal e será lançada dentro de alguns dias.

Confira a entrevista na íntegra:

• Quando começou o seu interesse pela música?
Bem, meu pai sempre gostou muito de música e se eu seguir a teoria dele, diria que tudo começou quando ele tocava violão pra minha mãe quando ainda grávida. (risos). Mas na verdade só comecei a me dedicar à música quando já tinha 14 anos. Eu e alguns colegas de turma formamos uma banda, apenas por brincadeira, ninguém sabia tocar direito, mas pegamos gosto e amadurecemos a brincadeira com o tempo.

• Não podemos falar de sucesso sem antes falar das dificuldades enfrentadas para atingir tais objetivos; pois toda conquista requer desafios, correto?
Com certeza. Até hoje são inúmeras dificuldades, mas nada comparado ao início.

• E como foi o início?
A gente só tinha oportunidade de tocar uma vez por ano. Nem todos tinham instrumentos e pouquíssima gente nos dava incentivo. Hoje os obstáculos estão mais vinculados ao cenário musical alagoano que ainda é pouco explorado.

Apresentação com a banda
• Quando você chegou à conclusão de que queria ser músico?
Não lembro exatamente, acho que isso foi sendo construído com o tempo. Sempre que eu subia no palco e deixava a emoção me guiar, quando eu tocava e cantava uma música e ela saia carregada de sentimento e as pessoas reconheciam isso, cada momento foi um tijolinho a mais nessa construção.

• Como foi a reação dos familiares e amigos?
Sempre me apoiaram, mesmo que em pequenas doses, mas depois que eu gravei as primeiras músicas passaram a enxergar meu trabalho de outra forma e me levam bem mais a sério.

• Como e quando foi a primeira apresentação em público?
Não foi muito boa. Foi em 2006, num evento chamado “Versiprosa”, me apresentei com minha primeira banda, eu apenas tocava violão. Deu tudo errado (risos). Não fizemos música naquele dia, apenas barulho, muito barulho, e ainda tacaram bolinhas de papel em nós.

• Como você se sentiu?
Apesar do desastre eu gostei. Afinal, estávamos de brincadeira, tirando uma onda. E ainda ficamos conhecidos no colégio. Passamos a nos apresentar nesse mesmo evento todos os anos e no último em que participamos saímos aplaudidos de pé.

• E como vocalista, como foi o primeiro contato com o público? 
Durante o ano de 2009 comecei a me dedicar mais a função de vocalista. Cantei com a banda em eventos no colégio, a exemplo do "Versiprosa" e, diferente do que aconteceu em 2006, saímos aplaudidos por nossos colegas e professores. Outra apresentação bem marcante foi no último dia de cursinho pré-vestibular, me fizeram subir no palco pra tocar “quero tanto” no auditório do colégio Contato com quase 1000 pessoas. Nunca vou esquecer, foi muito bom e repercutiu por muitas semanas.

Apresentação no Orákulo
• Depois desse reconhecimento, o que aconteceu?
Depois que minha turma se formou, a banda acabou perdendo um pouco o contato. Alguns até pararam de tocar. Mas nós já tínhamos feito algumas músicas juntos e eu queria gravá-las, pois esse sempre foi um objetivo da banda, o que me levou a continuar mesmo sendo solo.
   

• Qual foi sua primeira composição? Você se inspirou em um alguém especial? 
Minha primeira composição foi em 2007. Chama-se "Mila" e parece inegável que foi inspirada em alguém. Retrata um momento muito importante da minha vida e traz também uma lição de vida. Mas tarde, em 2009, eu acrescentei mais uma estrofe a essa música.

• Onde você busca inspirações para compor tão belas músicas?
Ah! Agradeço pelo “belas músicas”. A música torna-se bela através da afinidade que cada pessoa tem com ela. Eu procuro escrever apenas coisas boas, inspirado principalmente em romances (principalmente nos meus romances).

• Como você se sente ao compor uma música?
Eu me sinto uma pessoa melhor. A música é um meio de levar o bem às pessoas e de sensibilizá-las; ela eterniza os momentos da vida, por que eternizar um momento que não seja bom?

• Como você descreveria o conceito “música”?
Uma vez escutei num filme antigo: "A música é a forma mais bonita da gente expressar o que sente". Eu concordo plenamente e como o romântico de carteirinha que sou não poderia deixar de usá-la.
A música não é só inspiração, mas também a motivação que você tem pra fazê-la, o cuidado com cada palavra e arranjo, a vibração da sua voz, a emoção que ela carrega. A música está no jeito de olhar e até no jeito de fechar os olhos.

 

Ensaio fotográfico
• Quando, onde e como foi feita a gravação das músicas?
A gravação foi feita no final de 2010, na casa do cantor e compositor Eduardo Palozi. Foi uma gravação simples, mas que requereu muito esforço. Na verdade não foi a gravação de um ÁLBUM. Eu gravei as músicas como singles mas seguindo a mesma proposta, a de um trabalho acústico.

• Qual sua composição preferida? Por quê?
Eu tenho várias preferidas, mas pra não ficar em cima do muro eu escolho “Rimas e Beijos”. Ela é uma música muito intensa, sentimental e não é melosa. A simetria das rimas é perfeita, tem um brilho e uma construção diferente das outras.

• Alguém já te fez pensar que nada iria valer apena?
Não. Sou um cara muito focado. E a música por si só já vale muito a pena.

• Pretende só seguir a carreira de músico? Ou tem outros planos para o futuro?
Eu faço mil coisas na vida. Sou programador de sites, já fui estudante de arquitetura por um tempo, hoje sou estudante de Direito e por ai vai. Não pretendo deixar a música e ainda quero um dia escrever um livro.

• Quantos shows por mês?
Tenho feito shows esporadicamente. A rotina de estudante não é fácil e como não tenho uma banda de apoio fixa, acabo deixando de lado algumas oportunidades.

• Você pensa em fazer um show em São Luiz do Quitunde?
Com certeza. É um dos meus objetivos. Ficaria muito honrado em poder mostrar meu trabalho na minha terra.

• Como estão os trabalhos com relação a divulgação das suas músicas?
Tenho um site, onde os internautas podem baixar e ouvir as músicas. E a partir de 2012 elas estarão tocando em algumas rádios do estado. Utilizo também as redes sociais como ferramenta de divulgação.

• Quais as novidades para 2012?
Teremos um novo site com mais funcionalidades. Também estou gravando seis músicas inéditas, sendo que duas ficarão prontas ainda esse ano, uma delas é a canção "pro resto da vida", que está ligada ao clima do natal. Pretendo ainda gravar um clipe animado da música “Quero tanto”.

• Deixe um recado para aqueles que curtem a sua música?
Agradeço pelo carinho e pelo estímulo. Continuem acessando o site e ouvindo as músicas. Todo meu esforço e investimento não teria sentido sem o apoio e reconhecimento de vocês.

Acesse o site do cantor e baixe as músicas - http://www.betobuarque.com.br/

Fotos: Arquivo Beto Buarque I Cique na foto para ampliá-la 
Ensaio fotográfico
Apresentação com a banda


Apresentação no Senai
Ufal - 17/10/2011

Apresentação no Senai
Ensaio fotográfico





quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Senado aprova em primeiro turno PEC que exige diploma a jornalista

A medida tenta neutralizar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de junho de 2009, que revogou a exigência do diploma para jornalistas
Paola Lima / Agência Senado

A exigência do diploma de curso de nível superior em jornalismo para exercício da função de jornalista foi aprovada pelo Senado em sessão nesta quarta-feira (30). A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33/2009 foi aprovada em primeiro turno com 65 votos sim e sete votos não. Ainda será preciso aprovar o projeto em segundo turno. A matéria segue na ordem do dia do Plenário até que um novo acordo entre lideranças partidárias permita sua votação.

A PEC 33/2009, de iniciativa do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), inclui no texto constitucional o artigo 220-A para estabelecer que o exercício da profissão de jornalista seja "privativo do portador de diploma de curso superior de comunicação social, com habilitação em jornalismo, expedido por curso reconhecido pelo Ministério da Educação". A proposta prevê, no entanto, a possibilidade de atuação da figura do colaborador, sem vínculo empregatício com as empresas, para os não graduados, e também daqueles que conseguiram o registro profissional sem possuir diploma, antes da edição da lei. 

A medida tenta neutralizar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de junho de 2009, que revogou a exigência do diploma para jornalistas. Os ministros consideraram que o decreto-lei 972 de 1969, que exige o documento, é incompatível com a Constituição, que garante a liberdade de expressão e de comunicação. A exigência do diploma, de acordo com esse ponto de vista, seria um resquício da ditadura militar, criada somente para afastar dos meios de comunicação intelectuais, políticos e artistas que se opunham ao regime.

Relator da matéria no Senado, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) argumentou que o projeto resgata a dignidade profissional dos jornalistas, ao fixar na própria Constituição que a atividade será privativa de portadores de diploma de curso superior. Além disso, por se tratar de uma profissão que desempenha função social, o jornalismo precisa de formação teórica, cultural e técnica adequada, além de amplo conhecimento da realidade.  

Liberdade de expressão

- A exigência do diploma de jornalismo não criará nenhum embaraço para a liberdade de expressão ou do pensamento. Sinceramente, o que cria esse embaraço é o monopólio exercido na mídia brasileira. É outra coisa que o Congresso tem obrigação de examinar. Tem matéria sobre monopólio de uso da mídia Eu quero ver a opinião de senadores sobre o monopólio da comunicação. Não tem nada a ver com a profissão de jornalista - argumentou Inácio Arruda, ao rebater as críticas de senadores contrários ao projeto de que a exigência do diploma feria a liberdade de expressão.

Um desses críticos foi o senador Fernando Collor (PTB-AL). Segundo ele, a PEC impede a "total liberdade da expressão" da sociedade. O senador também criticou os cursos de jornalismo, que estariam formando "analfabetos funcionais" profissionais que não conhecem a Língua Portuguesa nem cumprem as regras básicas do jornalismo, como apurar bem uma notícia. 

- Eles não aprendem na universidade aquilo que, nós, outros jornalistas, que não tivemos de passar por esses bancos universitários para exerceremos livremente a nossa profissão, aprendemos no dia a dia e na labuta das redações - afirmou o senador. 

Inconstitucional

Outro argumento contrário foi de que o projeto seria inconstitucional, uma vez que o Supremo Tribunal Federal já se posicionou pela não necessidade do diploma para a profissão. Para o líder do DEM, senador Demóstenes Torres (GO), a expectativa dos detentores de diploma de jornalismo de, por meio de Emenda Constitucional, mudar a decisão do Supremo será frustrada. 

- O Supremo Tribunal Federal, há mais de uma década, vem dizendo que emendas à Constituição também podem ser declaradas inconstitucionais. E o Supremo, obviamente, vai considerar inconstitucional esta matéria. Porque o que o tribunal decidiu, em relação a profissões, é que tem que ser preservado o direito fundamental de exercer a profissão, de exercê-la livremente, de ter direito à manifestação. Foi isso que decidiu o Supremo e é isso que vai decidir o Supremo de novo - enfatizou.

A aprovação da PEC 33/2009 vem sendo reivindicada por entidades representativas dos jornalistas, que chegaram a entregar aos parlamentares abaixo-assinado favorável à proposta. Na Câmara, também tramita matéria (PEC 386/2009) de mesmo teor, apresentada pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS). Em campanha pela aprovação do projeto, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) classificou a decisão do STF como "obscurantista".

Fonte: Agência Senado