Por Abidias Martins
Artísta plástico Estevão Gomes e suas obras de arte. |
Na noite de ontem (9), na Praça Ernesto Gomes Maranhão (praça da prefeitura), aconteceu à exposição das obras de arte do artista plástico quitundense Estevão Gomes.
O evento foi organizado pelo próprio artista, e teve o apoio de alguns comerciantes locais. Dezesseis telas, com artes variadas, foram expostas. Quem esteve presente pôde conferir o talento do jovem, que dentre outras especialidades, faz pinturas abstratas, natureza morta, paisagens e pessoas.
Foi um momento muito especial e que demonstrou o potencial artístico do nosso município, que muitas vezes fica esquecido, para não dizer desvalorizado. Inclusive, gostaria de fazer um questionamento como cidadão: onde, e o que está fazendo a secretaria de cultura do nosso município que não valoriza e incentiva os artistas da terra? Será que cultura é só enfeitar as ruas nas épocas festivas? Creio que não!
Cultura vem do latim colere, que significa cultivar. É um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. (Wikipédia)
Portanto, podemos seguramente afirmar que um povo sem cultura, é um povo sem história, sem valores, sem pensamento crítico. Precisamos despertar para essa realidade. Será que a arte está sendo cultivada em nosso município? Temos inúmeros artistas anônimos em nossa cidade. São cantores, artistas plásticos, jogadores de futebol, artesãos, músicos... E todos só precisam de uma coisa: valorização. Muitas vezes é preciso ir para fora, para alcançar o merecido reconhecimento. Isso é lamentável!
A iniciativa de expor suas obras, faz de Estevão, um exemplo de superação a essa realidade social. Durante entrevista ao Slqnoticias ele falou das dificuldades com relação a valorização da arte em São Luiz: "Infelismente percebemos que as pessoas ainda resistem em incentivar os artistas da terra." Em seguida fez o seguinte agradecimento: “Estou grato pela colaboração das pessoas que contribuiram para que esse evento fosse realizado. Agradeço também a todos que vieram prestigiar meu trabalho na noite de hoje.”
A exposição continua neste sábado (10). Os quadros estão à venda, e custam R$ 300,00, que podem ser parcelados em até três vezes, com exceção dos quadros de pessoas, que custam R$ 500,00, também parcelados. Quem tiver interesse em comprar ou encomendar alguma pintura deve entrar em contato diretamente com o artista em sua residência, que fica localizada na rua Dr. Júlio de Mendonça S/N, ou pelo telefone: (82) 9119-6615.
Fotos: Bernardo I Cique na foto para ampliá-la
Estevão gomes - Artista plástico |
Obra de arte |
Obra de arte |
Estevão Gomes e amigos |
Estevão Gomes e Abidias Martins |
Ótimo trabalho do Estevão. E realmente precisamos de uma secretaria de cultura que funcione. Mas isso não é de agora, é histórico. Parabéns pela matéria!
ResponderExcluir