sábado, 18 de agosto de 2012

Entrevista candidatos: Fátima Cordeiro responde perguntas na Sabatina do SLQNOTÍCIAS

“Minha participação ativa como primeira dama e experiência como deputada estadual me faz acreditar que seremos vitoriosos”
Por Abidias Martins 

Maria do Rosário de Fátima Braga Cordeiro é nossa terceira entrevistada na série de sabatinas com os candidatos a prefeito de São Luís do Quitunde com a participação dos internautas. Com 59 anos de idade é candidata do PP pela coligação “São Luís volta a crescer”. Teve dois mandatos como deputada estadual, esposa do ex-prefeito João Cordeiro e mãe de Jean Cordeiro que foi prefeito durante onze meses na última gestão do executivo municipal. Pedro Henrique, mais conhecido como Galego é seu vice na candidatura.

1. Saneamento Básico (Pergunta dos internautas Kiko Silva e Gin Santos). (Kiko) Se for eleita o que a senhora vai fazer para colocar água no Alto do Redentor? Faz 16 anos que moro aqui e escuto os políticos dizerem que vão resolver o problema e nunca cumprem o que falam. Ainda é possível ver as pessoas com baldes ou garrafas descendo e subindo ladeiras, e agora até na parte baixa também estamos sofrendo. (Gin) Moro na cidade há quase cinco anos e vejo o sofrimento que vive a população. Aqui na Rua do Ginásio, onde moro, só temos água depois da meia noite e ao amanhecer o dia volta a faltar água. No seu projeto como administradora o que tem previsto sobre o tão sonhado fim da falta de água na cidade, existe algo concreto sobre esse problema sério que os quitundenses tanto esperam ser resolvido?

FC – Sendo eleita buscarei rever o projeto deixado por Jean Cordeiro e procurarei apoio junto aos senadores e deputados federais representantes do nosso Estado na viabilização de recursos para concluir o projeto tão sonhado por todo povo quitundense. Priorizando a comunidade do Alto do Divino Redentor.

2. Novos investimentos (Slqnoticias). O que será feito de melhor em prol do bairro Subestação que sofre há anos com a falta de assistência?

FC – Sabendo que essa comunidade vive desassistida em todas as necessidades básicas, pretendo na minha gestão elaborar projetos como: construção de creche, unidade básica de saúde, construção de módulos sanitários, calçamento, melhoria na iluminação pública, segurança e cooperativa de artesanato.

3. Educação (Pergunta do internauta Alesson Cleiton). Como irá administrar para que a educação da cidade seja valorizada e os alunos frequentem mais a sala de aula? E o que a senhora acha de implantar o ensino médio na rede municipal para evitar o acúmulo de alunos na rede estadual que deixa muito a desejar?

FC – Tratando-se de educação, uma das minhas prioridades é a reformulação do PCC (Planos de Cargos e Carreira) para valorização de todos os servidores, incluindo os aposentados. Investir em formação continuada, implantar escolas em tempo integral, merenda de qualidade, construção e ampliação das unidades escolares na zona rural e urbana, contratação temporária de funcionários. Buscar parceria junto às instituições para elaborar projeto de inclusão dos jovens e adultos para erradicação do analfabetismo e inseri-los na inclusão digital. Quanto ao ensino médio buscarei junto ao governo estadual mecanismo para a ampliação ao atendimento aos alunos, já que, segundo a LDB (Lei de diretrizes e bases) o ensino médio é competência do Estado.

   4. Saúde (Pergunta do internauta Alesson Cleiton). Se eleita como vai fazer para melhorar a saúde de São Luís do Quitunde?

FC – Na área da saúde irei ampliar o quadro de profissionais específicos para o PSF, melhoria do atendimento no hospital, criação do programa de saúde da mulher e atendimento a gestantes e recém-nascidos. Implantação de programa de educação sexual para os jovens, atendimento específico aos homens no combate ao câncer de próstata e projeto de inclusão do idoso.
  
   5.Segurança (Pergunta do internauta Erick Meykson Silva). Qual o seu plano de governo para a melhora da segurança do nosso município?

FC – Adotar planejamento estratégico, buscando parcerias com o governo estadual para minimizar os problemas de violência no município. Trabalhar em cooperação com as polícias militar e civil; capacitar nossos vigilantes para melhor desenvolvimento na sua função.

    6. Cultura (Pergunta dos internautas Gerson Buarque, Gins Santos, Adriano Oliveira e Francisco Neto). A Cultura na cidade deve receber um apoio especial, temos tantos talentos e não damos apoio a essas pessoas. Uma cidade com uma história maravilhosa e com a memória se perdendo a cada dia. Quais os projetos voltados à área da cultura do nosso município? Pois não basta apenas nomear o secretário. Deve haver um apoio forte e um grande incentivo. Nossa cultura se desgasta com o tempo e enfraquece em meio a tantas dificuldades. Então qual a plataforma da candidata nesta área?

FC – Resgatar a tradição cultural do nosso município através de projetos inovadores para as escolas e comunidades, tais como: coco de roda, teatro, quadrilha junina, pastoril, festivais dentre outros e buscar parceria com a Universidade Federal de Alagoas no sentido de apoiar e participar dos projetos.
                                                                    
   7. Irregularidades (Slqnoticias). Seu filho Jean Cordeiro teve o mandato de prefeito interrompido por acusação de irregularidade, especificamente a compra de voto. A senhora acha que este episódio pode interferir na sua candidatura?

FC – Absolutamente não! Porque meu filho foi injustiçado, não prevalecendo à vontade soberana do povo. Minha candidatura foi alicerçada no desejo de reverter o mal cometido ao meu filho, na busca de resgatar o direito do cidadão.

     8. Drogas (Pergunta do internauta Fernando Alves). Como pretende entreter os jovens para que saiam das ruas e de más influencias, e principalmente do mundo das drogas?

FC – Implantação de um centro de atividades e integração para crianças e jovens em situação de rua, promovendo palestras educativas no combate as drogas e elaboração de projetos de incentivo a prática esportiva, cultural e lazer.

   9. Emprego (Pergunta dos internautas Claudio Carneiro e Wesley Felix). São Luís precisa de fábricas para crescer. Se for eleita a senhora pretende trazer desenvolvimento para São Luís? Vai haver concurso público em nosso município?

FC – Incentivo a criação de microempresas com apoio do SEBRAE e criação de cooperativas comunitárias. Quanto à questão do concurso público, será realizado levando em consideração a necessidade do município obedecendo a Lei de Responsabilidade Fiscal.
  
    10. Conclusão (Slqnoticias). Quais são os principais motivos que o eleitor tem para votar em Fátima Cordeiro?

FC – Principalmente pelo carinho e respeito que tenho ao povo quitundense que sempre demonstrou fidelidade à família Cordeiro, pelo trabalho realizado nas gestões do meu esposo, João Cordeiro, minha participação ativa como primeira dama e também pela experiência como deputada estadual por dois mandatos. Isso me faz acreditar que seremos vitoriosos no dia sete de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO: NÃO PUBLICAMOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS.

Após escrever seu comentário, vá à guia "Comentar como:" que fica abaixo do quadro de comentário e escolha a opção NOME/URL. Preencha só o campo NOME e envie. Agradecemos o comentário!

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!