quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Estado de Alagoas ganha um novo título: "campeão" de analfabetismo no Brasil

Dados divulgados pelo IBGE demonstram o resultado da falta de investmento na educação em Alagoas
São Luiz do Quitunde Notícias com Portal UOL de educação

Ilustração
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – divulga dados do Censo 2010 e revela que Brasil ainda tem 9,6% da população com 15 ou mais anos analfabeta. A maioria dos analfabetos do país está no Nordeste que concentra 53,3% (7,43 milhões) do total de brasileiros que não sabem nem ler nem escrever. Esse percentual é maior do que em 2000, quando era de 51,4%.


Quando são considerados apenas os habitantes da região, o índice de analfabetismo é de 19,1%. O Nordeste também tem o Estado na pior situação: 24,3% dos habitantes de Alagoas (537 mil em 2,21 milhões) são analfabetos. Em 2000, eram 33,4%.

A região Centro-Oeste, no entanto, continua com o menor total de analfabetos dentre todos os habitantes do país –5,5%, apesar do aumento de 0,1 ponto percentual em relação a 2000. A região com menos analfabetos entre a própria população é a Sul, com 5,1% (índice que era de 7,7% há dez anos).

O Distrito Federal continua como a unidade da federação com a menor taxa: 3,5% em 2010, 5,7% em 2000. Os dados de analfabetismo ainda são preliminares. Segundo o IBGE, eles são números puros e podem sofrer alterações.

Rural x urbano – As maiores taxas de analfabetismo estão nas zonas rurais. Enquanto a taxa nas regiões urbanas chega a 7,3%, no campo ela chega a 23,2%. Com exceção de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, todas as outras unidades da federação têm taxa de analfabetismo que supera 10%.

Alagoas também ostenta o título de “campeã” nesse quesito: 38,6% da população rural com 15 anos ou mais não sabe ler nem escrever. Nas áreas urbanas, a maior taxa está também em Alagoas, com 19,58% da população das cidades analfabeta. O Distrito Federal também tem a menor taxa urbana, de 3,26%.

Esta estatística é uma vergonha para os alagoanos. Lógico que isso se deve ao “esquecimento” das autoridades pela educação. Claro, quanto mais pessoas analfabetas, melhor será para a classe política que se favorece da falta de esclarecimento do povo. A população precisa acordar e exigir seus direitos, pois a educação é primordial na formação de qualquer cidadão.

2 comentários:

  1. Primeiro Alagoas foi considerado o estado mais violento do Brasil, agora é lider em analfabetismo. Dá vergonha de morar aqui e ver os políticos enchendo os bolsos e deixando a população na miséria. Chega de corrupção!

    ResponderExcluir
  2. É triste a realidade...

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: NÃO PUBLICAMOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS.

Após escrever seu comentário, vá à guia "Comentar como:" que fica abaixo do quadro de comentário e escolha a opção NOME/URL. Preencha só o campo NOME e envie. Agradecemos o comentário!

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!