quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Senado Federal aprova exigência do diploma para os jornalistas

Comunicadores conquistam mais uma vitória
Por Gerson Buarque

Após uma seria discussão ao redor deste tema, foi aprovada a PEC 33/09. Do que se trata a partir desta última terça (07) o Senado Federal deixa a cabo da Câmara dos Deputados a decisão final de ter validade e obrigação ou não o diploma de jornalista.

Em uma votação de 60 votos a favor e apenas quatro contra mostra uma visível abstenção do plenário. O que podemos concluir que nossos governantes tem receio do poder da mídia no meio social. Sim, pois a imparcialidade e o desejo pela notícia completa expõem determinados atos absurdos cometidos por nossos governantes.

Já não é a primeira vez que isso acontece, no período ditatorial foi criado o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), sempre no intuito de diminuir o poder de público da mídia. Mas o direito sempre vence a opressão. Está assegurado no artigo 5° capitulo I incisos IV e IX que prevê: IV - É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; IX - É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença...

E além do mais seria anticonstitucional também deixar de exigir o diploma de uma profissão legal, assegurada e com direitos previstos na CLT. Essa foi mais uma vitória do jornalismo, da sociedade brasileira e principalmente da educação do país, fazendo valer nosso lema: “UM PAÍS DE TODOS”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO: NÃO PUBLICAMOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS.

Após escrever seu comentário, vá à guia "Comentar como:" que fica abaixo do quadro de comentário e escolha a opção NOME/URL. Preencha só o campo NOME e envie. Agradecemos o comentário!

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!