sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Semana de comemoração do folclore brasileiro reúne alunos de toda a rede municipal de ensino

O evento tem o objetivo de mostrar aos alunos que o folclore ainda está vivo no nosso dia a dia
Por Abidias Martins


Na segunda feira (15), os professores da rede municipal de ensino participaram de uma palestra com o folclorista Ivan Bassan, que partilhou suas experiências a cerca da história do folclore brasileiro. Em seguida na quarta feira (17), aconteceu a recreação com apresentações folclóricas da educação infantil.

E nesta quinta feira (18), na escola municipal Adevan Verçosa e Silva, através da secretaria municipal de educação (secretária Ozenilde Aguiar) aconteceu o encerramento da semana de comemoração do folclore brasileiro. O evento foi realizado das 8h às 16h e reuniu todas as escolas da rede municipal de ensino.

Cada escola ficou responsável por um tema, que foi abordado de forma dinâmica. Os alunos fizeram apresentações teatrais, danças regionais e usaram da criatividade para produzir barracas com comidas típicas, jogo de argola, tiro ao alvo, entre outras.

"O evento tem o objetivo de mostrar aos alunos que o folclore ainda está vivo no nosso dia a dia. O folclore é uma tradição que os alunos precisam conhecer para transmitir, pois o mesmo é passado de geração em geração." Relatou a professora Eliane do 5° ano da escola Marieta Lins Sarmento.


Na ocasião foi dado o resultado do concurso de desenho que foi lançado nas escolas. Três alunos foram premiados. 

A secretaria municipal de educação já vem trabalhando com um projeto sócio cultural educativo. Nele o aluno pode participar de diversas atividades artísticas, tais como: dança, música, teatro, artesanato feito com reciclagem, coral e capoeira.

Para participar de qualquer uma das atividades mencionadas anteriormente, o aluno deve estar com a frequência escolar em dia, ou seja, não pode estar perdendo aula. Essa é uma forma de combater a evasão escolar, e que já está dando muitos resultados positivos. 

É importante destacar também que os alunos que participam desse projeto recebem, em suas casas, visitas de agentes educativos com o objetivo de conscientizá-los da importância da prática educacional.

"Precisamos levar nossas crianças a conhecerem melhor a cultura popular e sua trajetória ao longo da história. O folclore brasileiro é imensamente rico e oferece possibilidades que favorecem ao aprendizado, por meio de suas artes que encantam e despertam os alunos ao conhecimento." Destacou a secretária municipal de educação Ozenilde Aguiar.


Vídeo e Fotos: Anobelino Martins I Cique na foto para ampliá-la

Vídeo

Fotos
Corpo docente da Escola Marieta Lins Sarmento


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO: NÃO PUBLICAMOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS.

Após escrever seu comentário, vá à guia "Comentar como:" que fica abaixo do quadro de comentário e escolha a opção NOME/URL. Preencha só o campo NOME e envie. Agradecemos o comentário!

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!