quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Ricardo Mota escreve sobre a situação política de São Luís do Quitunde

Jean Cordeiro pode não reassumir prefeitura 
Por TNH/Blog do Ricardo Mota


O estranhíssimo caso de São Luiz do Quitunde, que chegou ao fim no TSE, ontem, pode ter um desfecho inesperado. 
Lembrando: por maioria de votos, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral decidiram que o prefeito Jean Cordeiro deve voltar ao cargo – do qual foi afastado em dezembro de 2009, acusado de compra de votos em 2008.
Quem assumiu: Cícero Cavalcante, que havia perdido a eleição.
Houve vários recursos, inclusive ao TSE, mas o prefeito eleito não conseguiu êxito e permaneceu fora do cargo por quase três anos.
Impressionante? Pois é, isso acontece até na “célere” Justiça Eleitoral.
Só que agora o próprio Jean Cordeiro pode (ou deve) optar por não assumir de novo o posto – simplesmente renunciar.
O motivo: a mãe dele, a ex-deputada Fátima Cordeiro é candidata ao posto para o qual o filho foi eleito, mas praticamente não exerceu. Ou seja: ganhou, mas não levou.
Se assumir o cargo, é o entendimento de vários especialistasem Direito Eleitoral, a mãe ficaria inelegível.
Ela até poderia ser candidata, desde que o filho tivesse se afastado da prefeitura de São Luiz do Quitunde há quatro meses.
Jean Cordeiro vive um impasse. Deve, porém, esperar que as eleições aconteçam, no próximo domingo, para decidir o que fazer. Se Fátima Cordeiro for a vencedora, ele não assumiria – é o entendimento majoritário – a cadeira de prefeito.
Caso contrário, ele senta na cadeira que – assim disse, finalmente, o TSE – Cícero Cavalcante ocupou por mais de dois anos. Ressalte-se: exercendo o seu quarto mandato seguido de prefeito no interior de Alagoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO: NÃO PUBLICAMOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS.

Após escrever seu comentário, vá à guia "Comentar como:" que fica abaixo do quadro de comentário e escolha a opção NOME/URL. Preencha só o campo NOME e envie. Agradecemos o comentário!

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!