domingo, 28 de agosto de 2011

Paula Fernandes em Maceió: um show que encantou e emocionou os alagoanos

Seu último trabalho, o CD e DVD "Paula Fernandes ao vivo", conseguiu atingir a incrível marca de um milhão de cópias vendidas
Por Abidias Martins


Nesta quinta-feira (25), no ginásio do SESI em Maceió-AL, aconteceu um dos shows mais esperados da capital alagoana. Trata-se de, nada mais nada menos que, Paula Fernandes, a atual musa da música brasileira.
 
Mineira de Sete Lagoas, 26 anos de idade e 19 de carreira. A cantora passou a ser conhecida nacionalmente a partir de 2005, quando suas músicas começaram a ser inseridas nas trilhas das novelas, até então o público conhecia apenas a voz de Paula Fernandes. Essa realidade mudou, quando em 2010, ela apareceu dividindo o palco com o rei Roberto Carlos, a partir daí os fãs passaram a conhecer a dona do maravilhoso timbre vocal que estavam acostumados a ouvir. Esse momento também marcou a ascensão de sua carreira profissional.
 
A música “pássaro de fogo” foi por muito tempo a mais tocada em várias rádios por todo o Brasil. Seu último trabalho, o CD e DVD “Paula Fernandes ao vivo”, conseguiu atingir a incrível marca de um milhão de cópias vendidas.
Por esses e outros motivos, Paula Fernandes estava sendo aguardada pelo público alagoano com muita ansiedade.
A trajetória até o momento do show contada por um estudante de jornalismo.
Gostaria, antes de tudo, de esclarecer que o que vou descrever nas linhas a seguir é o relato de todo o esforço que a imprensa faz para conseguir produzir matérias de qualidade, e eu acompanhei isso de perto.
Tudo começou na quarta feira (24), um dia antes do show, quando recebi o telefonema de um colega da faculdade: Dácio Caldas. Dácio grava matérias para a TV Alagoas, afiliada do SBT. Durante a conversa, por telefone, ele me falou que tinha sido indicado para fazer a cobertura do show da Paula Fernandes, e me fez o convite para acompanhá-lo. O que vocês acham que eu respondi? Claro que sim, nem pensei duas vezes. Vocês acham que eu perderia uma oportunidade dessas? Ainda mais pelo fato de ser fã da Paula Fernandes e amar o jornalismo. Juntou-se o útil ao agradável.
No dia seguinte, dia do show, estávamos reunidos para mais um grande desafio.
A equipe era a seguinte: Dácio Caldas – repórter, Kássio – cinegrafista, e eu (Abidias Martins) - fotógrafo e apoio técnico.
Exatamente às 20h chegamos ao local do evento, ginásio do SESI. Já havia muita gente por lá, sinal de que seria um show bastante caloroso. Nesse momento enfrentamos a primeira dificuldade, o portão só seria aberto para a imprensa a partir das 21h. Dácio aproveitou para entrevistar alguns fãs que estavam na fila, afinal teríamos que esperar uma hora para termos acesso aos camarins.
Depois da longa espera, tivemos mais um problema, dessa vez com as credenciais. Fomos orientados a seguir para o portão dos fundos, pois por lá conseguiríamos entrar. Certo? Errado. Como em todo grande show existe uma minuciosa fiscalização, tivemos que esperar mais 15 minutos até que tudo fosse resolvido. Em fim adentramos...
Já era 21h15min, fomos à primeira equipe de reportagem a chegar. Dirigimo-nos aos camarins a fim de realizarmos a entrevista com a cantora Paula Fernandes, entretanto fomos informados que ela ainda estava hospedada no hotel e que, quando chegasse, só atenderia a imprensa a partir das 23h. Tínhamos tempo de sobra para gravar os OFFS, entrevistar os fãs, filmar e fotografar o ambiente etc.
A banda time machine, responsável pela abertura do show, estava se organizando para iniciar sua apresentação. Dácio os entrevistou, e eles por sua vez disseram que estavam muito felizes por estarem tocando em solo alagoano mais uma vez.
Time machine é uma banda versátil de Maceió. Conquistam o público porque cantam músicas românticas que são inesquecíveis, principalmente da década de 80. São músicos extremamente talentosos que honram os maceioenses por onde passam.
Em seguida a equipe dirigiu-se para a área das mesas. O ginásio estava sendo tomado pelo público.
O cinegrafista Kássio registrava tudo, e eu fotografava toda nossa trajetória.
Aos poucos outras equipes de reportagem foram chegando. Também se fizeram presentes inúmeros fotógrafos. E eu, estudante de jornalismo, estava ali, juntamente com toda a imprensa alagoana esperando pela maravilhosa Paula Fernandes.

Por volta das 22h20min a cantora chegou ao camarim, os seguranças impediram qualquer contato com a mesma naquele momento. A partir daí, formou-se um amontoamento de profissionais da mídia na entrada que dava acesso ao camarim.
Todos queriam uma palavra, um flash, um sorriso...
Exatamente às 23h a primeira equipe foi chamada, a TV Gazeta de Alagoas. Nós éramos os próximos. Era um momento impar para todos nós.
Chegada a nossa vez, entramos. Estávamos ali diante dela e de toda sua simpatia, sua delicadeza, seu sorriso, sua voz... Dácio iniciou a entrevista, Kássio filmava e eu fotografava cada detalhe. Foi um momento surreal!
Durante a entrevista Paula falou da alegria de estar em Maceió, e do prazer de compartilhar do seu show com os alagoanos. Disse ainda que se sentia privilegiada por ter sido percebida pelo rei Roberto Carlos, e que ele jamais daria oportunidade a um artista que não tivesse potencial para crescer profissionalmente. A cantora também falou do incentivo que sua mãe lhe deu no início da carreira.
Terminada a entrevista tiramos algumas fotos, foi tudo muito rápido, mas também muito intenso.
Pronto, missão cumprida! Depois de tudo isso ainda assistimos ao show da mais brilhante cantora do Brasil. Cada música era uma emoção diferente, Paula tem esse diferencial, ela canta e encanta. A apresentação começou as 00h e foi até as 02h.

Só fomos embora quando tudo acabou. Literalmente na poeira.
                                                   
Jornalismo é isso: uma fascinante batalha em busca da melhor cobertura possível.

Vídeo - Entrevista com Paula Fernandes

Fotos: Abidias Martins I Clique na foto para ampliá-la
Dácio Caldas e Paula Fernandes
Kássio e Paula Fernandes

Paula Fernandes e Abidias Martins

Ginásio do SESI lotado

Show





Carreta da Cantora

Dácio Caldas e Kassio

Profissionais da imprensa

TV Gazeta e TV Alagoas

Um comentário:

  1. Parabéns Abidias, a matéria ficou muito boa!
    Desejo muito sucesso pra vc na sua carreira como futuro jornalista, vc tem talento e com certeza chegará longe.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: NÃO PUBLICAMOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS.

Após escrever seu comentário, vá à guia "Comentar como:" que fica abaixo do quadro de comentário e escolha a opção NOME/URL. Preencha só o campo NOME e envie. Agradecemos o comentário!

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!