domingo, 22 de abril de 2012

São João 2012 poderá marcar a despedida da Quadrilha Junina Mandacaru

A cultura do nosso município não pode morrer, para isso é preciso que todos deem as mãos...
Por Abidias Martins

No seu nono ano de existência a quadrilha junina estilizada Mandacaru, de São Luís do Quitunde, poderá dar adeus ao público. A possível despedida se dá pela falta de recursos financeiros para manter a composição e estrutura da mesma.

A equipe é uma das representantes do município em concursos dentro e fora do estado de Alagoas. Chegou a ficar em 4° lugar duas vezes em Caruaru, a primeira foi em 2008, e depois em 2010, quando também foi campeã com o destaque do melhor rei e rainha e melhor adereço de cabelo. No ano passado, também em Caruaru, o grupo conquistou o primeiro lugar na categoria príncipe e princesa.

Silvânia Santos, presidenta da quadrilha, disse que apesar da Prefeitura Municipal e alguns representantes públicos contribuírem, ainda não é o suficiente, pois os concursos são muito exigentes, e para competir é preciso estar à altura dos representantes dos outros estados. Sobre a expectativa para o São João 2012, ela disse o seguinte: “Não sabemos se vamos poder competir nos concursos deste ano, estamos com pouco tempo. No ano passado começamos a ensaiar as coreografias em janeiro, como neste ano estávamos incertos de continuar, só pudemos começar a ensaiar agora em abril, e tudo porque algumas pessoas abriram mão de muitas coisas para não deixar a Mandacaru morrer. Os figurinos também estão atrasados. Mesmo que não continuemos no ano que vem, queremos se for o caso, nos despedir do público aqui em São Luís do Quitunde”.

A coordenação também está buscando apoio entre os comerciantes. Como alguns componentes não dispõem de recursos para arcar com o figurino, algumas pessoas estão apadrinhando estes dançarinos.

Ainda existem vagas para quem deseja dançar na quadrilha, basta procurar a equipe de coordenação durante os ensaios que acontecem no Colégio Adevan aos sábados às 19h, domingos às 15h e segundas e quartas-feiras a partir das 20h.

A quadrilha está no grupo A da LIQAL - Liga das quadrilhas juninas alagoanas. O coreógrafo Gin Santos explicou que se eles deixarem de participar do concurso, por um ano, serão rebaixados para o grupo B, deixando assim de estarem entre as grandes competidoras do estado.


A cultura do nosso município não pode morrer, para isso é preciso que todos deem as mãos e cuidem desta área que engrandece a nossa cidade. A vitória da quadrilha Mandacaru é também a vitória de todos os quitundenses, pois os membros que a compõem são filhos da terra que buscam, através da arte, conquistar um espaço de destaque e, sobretudo, viverem a alegria do São João através da manifestação do talento que cada um possui.


Explicação do tema 2012 da Quadrilha Mandacaru (Texto de Gin Santos)

“Trocando em miúdos Mandacaru vai dançar, pintando o sete pro São João festejar.”

Convidamos a todos para participar de uma alegre e colorida pintura onde será enaltecida as cores do São João nordestino e brasileiro, seguindo raros fatos históricos utilizaremos o termo pintando o sete como enredo, e logo em seguida festejaremos o nosso alegre e colorido período junino. Nosso São João das fitas coloridas, dos balões, das fogueiras e das variedades de cores que nos fazem viajar pela magia das palhoças enfeitadas com bandeirolas, e embalados pelas canções que remetem aos três santos juninos: Santo Antonio, São João e São Pedro.


Pintar o sete: Frase utilizada desde o século XIX para enaltecer os grandes pintores da época, a todo pintor considerado bom dizia-se que "ele pintava o sete." É desconhecido o porquê da indicação do número, alguns dizem que devido ao fato do pintor ter habilidade e força de vontade para trabalhar todos os dias da semana, acabou ganhando esta frase como força de expressão.

Existem outras versões mais seguiremos esta e colocaremos a nossa maneira de compreender o termo. Exaltando as cores vamos colorir as palhoças por onde passarmos, dançar o nosso São João com o colorido que acompanha esse festejo.

Trocando em miúdos vamos fazer uma sucinta explanação do nosso colorido São João, dançando o modelo estilizado e sem esquecer o tradicional modelo matuto nordestino.

“Mandacaru quer te convidar para pintar com certeza, o sete é a nossa destreza, o nosso São João tão colorido se desenvolverá nas barras dos nossos vestidos, com pincéis e tintas vamos nos juntar e por diversas palhoças nós vamos passar. Mandacaru é show!” (Gin Santos)

Fotos: Abidias Martins. Ensaio do dia 21/04/2012 l Clique na foto para ampliá-la






8 comentários:

  1. A sociedade precisa se manifestar em favor da cultura, não podemos deixar morrer as tradições, muito menos as festas juninas que tanto abrilhantam a nossa cidade. A Quadrilha Mandacaru é uma das mais brilhantes que já ví, sei do amor que os componentes tem por ela, em fazer parte dela.Seria uma pena se isso viesse a acontecer...Torçamos pra que isso não aconteça. Boa sorte a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou componente da quadrilha mandacarú, estou triste em saber que nossa grande família pode acabaR, mas também sei que,com o amor que nós temos por ela isso nãol irá acontecer.

      Mandacarú que ti convidar para esse ano o sete pintar, dando um show nesse São João , nós vamos conquistar os corações.

      Estaremos sim no próximo ano, pois Mandacarú mesmo na seca permance linda.

      Excluir
    2. Obrigado Viviana muito bom vê-la por aqui comentando e participando dessa corrente de apoio, a nossa cultura precisa urgentemente de apoio e de uma verdadeira atenção especial. São Luiz do Quitunde tem história, tem manifestações artísticas e folclóricas e porquê não existe apoio? claro que alguns apoiam,mas, não é o necessário ainda. Deus te guie querida, muito bom mesmo seu comentário.

      Excluir
  2. Uma vergonha ver as manifestações da nossa cidade se despedindo como se nunca tivesse contribuído com a cultura dessa comunidade.Como a presidente da quadrilha falou: '... é preciso está a altura das representantes das outras cidades e estados'. Nunca fizemos feio por onde passamos, representamos a nossa São Luiz com o nosso suor e amor a MANDACARU. Estamos levando a frente o projeto 2012 graças ao desempenho dos amigos e dos profissionais que se comprometeram em manter a quadrilha de pé. Esperamos que o comércio nos receba e nos apoie, claro que sempre tivemos o apoio de alguns comerciantes,mas, o comércio é grande e somos clientes da maioria. Quanto ao poder público esse sempre nos apoia na medida do possível, e o poder legislativo esse se divide e poucos nos apoiam e as vezes com desculpas sem nexo demostrando a falta de conhecimento em alguns representantes do povo. No que depender da minha pessoa farei de tudo para que a MANDACARU dance em várias palhoças e represente pela 9ª vez a nossa cidade com bastante empenho e beleza que são os nossos referenciais.Aos amigos aqui do lado (comércio) pedimos que nos apoiem no que estiver ao alcance de cada um. Convido a todos para PINTAR O 7 CONOSCO, nossa São Luiz do Quitunde precisa de coisas boas e que nos faça bem e o SÃO JOÃO está chegando, nosso povo adora festa e nós adoramos dançar quadrilha.

    ResponderExcluir
  3. Em uma cidade com tantos problemas sociais,com tantos indices negativos ,e ainda com um com o poder publico desgastado, o incentivo a cultura, ao esporte , ao lazer é medida mais do que necessaria para que o municipio possa desenvolver, quando fui prefeito contribui com a cultura das duas maiores quadrilhas existentes e agora parlamentar muito me entristece em saber que nao temos este ano o comprometimento suficiente do municipio para dar continuidade a essa tradição que tanto orgulha os quintundenses. E vou ainda mais alem, nao consigo ver o Sao Luiz,dos nossos sonhos sem as quadrilhas Mandacaru e Paixao Junina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos ao nobre vereador Junior Pedro em postar na nossa matéria, muito nos honra tê-lo por aqui, sabemos como é difícil um parlamentar arrumar um tempo para contribuir com essas informações. Muito bom saber que o poder legislativo está por dentro do acontecimentos. E como o senhor frisou a sua colaboração no ano passado foi muito bem-vinda contamos com vossa briosa colaboração em mais um ano. NOSSAS MANIFESTAÇÕES FOLCLÓRICAS E JUNINAS PRECISAM DE AJUDA. SOMOS SÃO LUIZ, SOMOS A CULTURA VIVA!

      Excluir
  4. EM CADA CIDADE A SUA MANEIRA DE FESTEJAR AS DATAS MAIS IMPORTANTE E PARA SÃO LUIZ DO QUITUNDE POSSAMOS DISSER QUE A MELHOR FESTA DO ANO É O SÃO JOÃO PARA ESSES QUE AMA DANÇAR QUADRILHA Q AMA O SÃO JOÃO É DIFICIO DE ACREDITAR Q UMA FAMILIA COMO ESSA POSSA ACABAR SEM UM MOTIVO MAIOR,EM TODO O LUGAR EXISTE DIFICULDADES A SER ENCONTRADA NO CAMINHO E É ISSO Q OCORRE AGORA MAIS DE UMA COISSA TEMOS CERTEZA O QUE VEM FACIO VAI FACIO,DEPOIS DA NOITE ESCURA O SOL AINDA VAI NASCER,AQUI DEIXO MEU RECADO COM UMA ALEGRIA E ORGULHO MAIS AO MESMO TEMPO UMA PONTINHA DE TRISTEZA. ''MANDACARU''ESTAMOS JUNTOS PRA OQ DER E VIER E COM FÉ SUA HISTORIA NÃO ACABARA POR AQUI NO PROXIMO ANO SE NOSSO DEUS QUISSER ESTAREMOS AQUI NOVAMENTE PRA DANÇAR O SÃO JOÃO.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: NÃO PUBLICAMOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS.

Após escrever seu comentário, vá à guia "Comentar como:" que fica abaixo do quadro de comentário e escolha a opção NOME/URL. Preencha só o campo NOME e envie. Agradecemos o comentário!

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!