sexta-feira, 9 de março de 2012

A manipulação do comportamento social na era da tecnologia

Na medida em que as pessoas se aproximam do mundo virtual e tecnológico, naturalmente  elas estreitam seus laços de relação humana
Por Abidias Martins

Imagens Híbridas. blog.occiuzzi.com
Segundo o site Brasil Escola, comportamento social é o conjunto de regras adquirido e assimilado por um indivíduo para que, por meio delas, ele seja integrado ou excluído da sociedade. Nesse sentido o sujeito também usa mecanismos de defesa como justificativa para tomada de determinadas decisões e atitudes.

O Suíço Jean Piaget em seus estudos nos mostra que, à concepção da inteligência é algo ligado à ação e à adaptação ao meio. Esta citação nos faz entender que o comportamento humano é construído a cada dia, e depende das inúmeras intervenções – do meio social – que ocorrem durante esse processo. Essas intervenções podem ser positivas ou negativas, determinando assim o perfil de cada pessoa.

No contexto das práticas sociais contemporâneas, não podemos deixar de falar da influência da mídia e dos meios tecnológicos, pois eles são inerentes ao novo método de comunicação da sociedade moderna. De acordo com os estudos dos filósofos alemães Karl Marx e Theodor Adorno podemos concluir que, nos dias de hoje temos não somente a televisão e o rádio, mas também, e principalmente a internet e o celular como grandes aliados do sistema dominador e opressor do mundo capitalista, que faz uso de técnicas alienadoras a seu favor. E o que isso tem a ver com comportamento social? Tudo.

A mídia faz altos investimentos para conquistar mais e mais consumidores. Propagandas que antes eram veiculadas apenas em TV e rádio estão se proliferando por toda parte na internet. Não se entra em um site sequer que não se tenha um anúncio publicitário. Isso faz com que os internautas estejam em constante contato com o fetiche das promoções de produtos, que muitas vezes são desnecessários. Com isso a ânsia pelo consumo é inevitável.

Outra questão apontada por vários estudos, como o da socióloga e professora do MIT (Massachusetts Institute of Technology), Sherry Turkle, mostra que na medida em que as pessoas se aproximam do mundo virtual e tecnológico, naturalmente elas estreitam seus laços de relação humana, passando assim a viverem mais isoladas... Isso se agrava quando essa prática passa a alterar o comportamento dos usuários, chegando a causar violência e destruições pessoais e coletivas nas mais diversas áreas. Esse estudo está sendo feito por vários especialistas pelo mundo, mas há controvérsias sobre o assunto.

Claro que não podemos pôr a culpa na tecnologia, mas é preciso estar atentos ao mau uso dela. Jogos como “conter strike”, por exemplo, podem incentivar os jovens à violência; sites de relacionamento podem representar um grande perigo quando não são utilizados adequadamente.

Para compreender o risco desses meios podemos relembrar do caso do jovem Wellington Menezes de Oliveira de 24 anos, que entrou atirando na Escola Tasso da Silveira em Realengo no Rio de Janeiro, matando 11 crianças em abril de 2011. A polícia apurou que o assassino além de apresentar distúrbios mentais, também era fissurado em internet e assistia filmes violentos, o que teria contribuído para que o mesmo tomasse tal atitude.


Evidentemente que não pretendemos dar um diagnóstico das causas das mudanças e distúrbios no comportamento humano, afinal isso depende de um estudo mais profundo e detalhado, mas podemos tranquilamente assegurar que existem várias ligações entre comportamento social e o uso das novas tecnologias.


Conheça o sentido da imagem desta postagem - Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO: NÃO PUBLICAMOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS.

Após escrever seu comentário, vá à guia "Comentar como:" que fica abaixo do quadro de comentário e escolha a opção NOME/URL. Preencha só o campo NOME e envie. Agradecemos o comentário!

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!