domingo, 19 de fevereiro de 2012

Alunos alagoanos ganham 2° Festival Nacional de Literatura em Vídeo com o curta-metragem "O Cidadão de Papel"

O vídeo foi produzido sob a direção do professor Salomão D`Luna com participação de alunos da Escola Conceição Lyra de São Miguel dos Campos-AL
Por Abidias Martins 

(Da esquerda para a direita). Mestre de cerimônia, Alice Rocha, Daiana Ramos, Salomão D'Luna, João Gabriel Duarte e uma das organizadoras do evento.
Na última quinta-feira (16), os alunos João Gabriel Duarte, Daiana Ramos, Alice Rocha, a professora de literatura Jeane Cristina e o diretor de artes e professor Salomão D'Luna estiveram na cidade de São Paulo para receber o premio de melhor curta- metragem do Brasil na categoria júri popular durante o 2° Festival Nacional de Literatura em Vídeo. Além dos alunos já citados o vídeo contou também com a participação da aluna Bárbara Lins que não participou da cerimônia de premiação por questões pessoais. A premiação aconteceu no salão de convenções do Hotel Golden Tulip e contou com a presença de dez finalistas. O grupo de Alagoas foi o único representante do nordeste. A votação geral computou mais de 25 mil votos.

“O cidadão de papel” foi inspirado na obra do jornalista Gilberto Dimenstein e aborda os problemas presentes no cotidiano da sociedade brasileira, como a desigualdade social, a péssima qualidade da educação, o desrespeito aos idosos e a prostituição infantil.

Para participar do festival foi preciso apresentar um curta-metragem de até cinco minutos com base em algum livro das editoras Ática e Scipione. Os melhores vídeos foram selecionados e passaram por nova seleção, até chegar aos 10 finalistas nacionais.

Esta é a segunda vez que a escola é premiada. No ano passado o curta-metragem “Meninas da noite” foi premiado na categoria júri técnico.
O filme aborda a triste realidade vivenciada por meninas que se envolvem na prostituição, além de levantar questões como a pedofilia e o abuso sexual que muitas vezes acontece por membros da própria família da vítima.

O professor Salomão D’Luna, que dirigiu o filme e dá aulas de artes cênicas na escola ficou muito emocionado com a premiação. “Foi um momento muito marcante, primeiro por poder levar a custo zero três alunos de uma escola do interior de Alagoas para São Paulo, pois a Abril cobriu todas as despesas, tanto passagem aérea quanto hospedagem e alimentação. Enchia-me os olhos d`água ao ver os alunos deslumbrados com a dimensão do evento. Saber que de certa forma eu contribui para a emoção deles foi muito gratificante”. Ressaltou.

A vitória desses alunos alagoanos é a prova viva de que quando existe apoio para a arte e a cultura, os resultados surgem naturalmente. Muitas vezes não se investe como se deveria nessa área, e com isso muitos talentos e sonhos acabam sendo roubados como foi muito bem representado no vídeo “O cidadão de papel”. “Apesar das dificuldades que todos nós sabemos que existem, é possível sim ir à luta e conquistar a realização pessoal através da arte. Deus nos presenteia com talentos incríveis, basta estarmos abertos, descobrir-los e lapidá-los com alma de artista. Concluiu o diretor Salomão de D`Luna.

Assista ao vídeo "O cidadão de papel". -> Clique aqui
Assista ao vídeo "Meninas da noite". -> Clique aqui

Fotos: Professora Jeane Cristina Cique na foto para ampliá-la
 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO: NÃO PUBLICAMOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS.

Após escrever seu comentário, vá à guia "Comentar como:" que fica abaixo do quadro de comentário e escolha a opção NOME/URL. Preencha só o campo NOME e envie. Agradecemos o comentário!

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!