quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Alagoas é o estado mais homicida do país


Houve, em Alagoas, um crescimento percentual 160,4% na taxa de homicídios a cada 100 mil habitantes
Por LUIZ FLÁVIO GOMES

Com base nos dados do Datasus (Ministério da Saúde) e do IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Instituto Avante Brasil(iAB) constatou que, com uma taxa de 66,8 mortos por 100 mil habitantes, o Alagoas é o estado mais homicida do país. O calculo advém do número total de homicídios de 2010, qual seja 2.086, num universo de 3.120.494 habitantes. Mas esta atual realidade nem sempre foi assim.

No ano de 2000, o Alagoas ocupava o 11º lugar dentre os estados mais violentos do país, já que naquele ano apresentava uma taxa de 25,6 mortos a cada 100 mil habitantes (Mapa da Violência 2012 – Os novospadrões da violência homicida no Brasil). No ano questão, era o estado de Pernambuco que liderava como o estado mais homicida do país (apresentando uma taxa de 54 mortos por 100 mil habitantes), caindo, em 2010, para a 5ª posição, com uma taxa de 39,2 mortos a cada 100 mil habitantes.

Assim, entre os anos de 2000 e 2010, houve, em Alagoas, um crescimento percentual 160,4% na taxa de homicídios a cada 100 mil habitantes, um aumento expressivo, que contribuiu para colocá-lo em primeiro lugar no ranking de mortes violentos do país (Acompanhe o crescimento de homicídios no país nos últimos trinta anos acessando nosso delitômetro).

Portanto, a partir do mapeamento e delimitação de onde a violência incide com maior destaque, é possível traçar planos e ações de enfrentamento e prevenção. Este deve ser o cunho de pesquisas e estatísticas nacionais: contribuir na identificação e combate às causas do problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO: NÃO PUBLICAMOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS.

Após escrever seu comentário, vá à guia "Comentar como:" que fica abaixo do quadro de comentário e escolha a opção NOME/URL. Preencha só o campo NOME e envie. Agradecemos o comentário!

Queridos internautas, não aceitamos em hipótese alguma comentários que ofendam a moral de ninguém, pois o portal é um espaço de informação e comunicação, a nós cabe apenas informar de um jeito honesto e igualitário para todos, obrigado pela compreensão!