terça-feira, 28 de agosto de 2012

Consumidores alagoanos pagarão mais caro pela conta de luz

Veja de quanto será o aumento
Por Tudo na Hora

As contas de luz ficarão mais caras a partir desta terça-feira (28) . Os consumidores alagoanos vão pagar mais 10,24% pelo consumo de energia elétrica, reajuste aprovado na última reunião da Agência Nacional de Emergia Elétrica (Aneel).
Para os consumidores residenciais, classificados pela Eletrobras como de baixa tensão, o reajuste será de 9,10%. Já os industriais, considerados de alta tensão, passam a pagar 12,61%.
A previsão da Aneel é de que o reajuste vai atingir cerca de 928 mil unidades consumidoras em todos os municípios alagoanos.
Na mesma reunião, a Aneel aprovou também o reajuste tarifário das concessionárias, que atendem municípios nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraíba.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Católicos celebram a festa de São Luís de França

Missas, louvor, adoração e procissão fizeram parte das festividades do patrono da cidade
Por Anobelino Martins




A festa do co-padroeiro de São Luis do Quitunde teve início na última quarta-feira (22) com o hasteamento da bandeira e a Santa Missa que foi celebrada pelos padres Elison Silva e Alex Sandro, ambos filhos da terra, que aproveitaram a ocasião para presentear a paróquia pelos seus 130 anos, que foi celebrado em junho deste ano, com um cálice trazido de Roma.

O tema da festa foi: “A justiça de Deus se revela da fé para a fé, conforme está escrito: O justo viverá da Fé!” (Rm 1, 17). O tema foi sugerido por causa do ano da fé que será aberto pelo sumo pontífice Bento XVI em outubro deste ano.

A festa teve continuidade no dia 23 com a Santa Missa celebrada pelo Frei Duarte que é Vigário da paróquia e no dia 24 pelo Padre Geison. No sábado (25) o Padre Roniel da paróquia de Porto Calvo presidiu a eucaristia e Pe. Arnaldo concelebrou. No mesmo dia os coroinhas renovaram as promessas diante do Sacerdote e de toda a igreja. Na mesma ocasião cinco novas ancilas receberam as vestes litúrgicas para exercerem o ofício do altar e serem oficialmente coroinhas. Logo após a celebração eucarística ouve show com música eletrônica (cristoteca) com os jovens, organizada pela pastoral da juventude.


No domingo (26) as solenidades começaram às 15h com a adoração ao Santíssimo Sacramento e a celebração da Santa Missa presidida pelo Padre Arnaldo. Em seguida os fiéis saíram em procissão pelas principais ruas da cidade saldando e reverenciando ao patrono, São Luís de França. A festa foi encerrada com a benção do Santíssimo e com um grande louvor com o Ministério de Música Louvadeira PDC, da paróquia do Tabuleiro dos Martins de Maceió.

domingo, 26 de agosto de 2012

Força, resistência e adrenalina na 1ª Trilha do Bode

O evento reuniu dezenas de motociclistas apaixonados por aventura sobre duas rodas
Por Abidias Martins

Trilheiros pelas ruas de São Luís

A Equipe Bode Selvagem de São Luís do Quitunde, representada por Joaquim, Flávio, Carlinhos, Guto e Walter, organizou neste domingo (26) a Primeira Trilha do Bode. O evento aconteceu durante todo o dia e foi marcado por bastante aventura e adrenalina. Vários pilotos de outras cidades marcaram presença.

A concentração aconteceu no Quitunde, próximo a Escola Maria do Carmo. De lá os trilheiros desfilaram pelas principais ruas de São Luís do Quitunde e em seguida partiram para a aventura. Segundo a organização, a trilha percorrida teve mais de 60 Km. No percurso os pilotos enfrentaram vários obstáculos como subidas, descidas, lama, encharco...

Por volta das 17h a Equipe Força Máxima de Caruaru deu um verdadeiro show de acrobacias e manobras com as motocicletas. Um grande público prestigiou o evento.

                                                    Fotos: Abidias Martins
Para ver o álbum completo através do facebook Clique Aqui

Apresentação da Equipe Força Máxima

Alguns membros da Equipe Força Máxima com Edinho e seu filho

Organizadores do evento - Equipe Bode Selvagem

Próximas eleições terão mais vagas para vereadores em todo o país

Vagas variam de 9 cadeiras para cidades com até 15 mil habitantes até 55 cadeiras para municípios com mais de 8 milhões de pessoas. Pelo novo cálculo
Por Agência Brasil com Gazeta Web

Nas eleições municipais de 2012, serão eleitos 10,4% mais vereadores que em 2008. O aumento no número de vagas nas câmaras de Vereadores se deve à Emenda Constitucional 58, aprovada pelo Congresso Nacional, e que resultou em 5.390 novas cadeiras nos legislativos municipais.

A emenda modificou a fórmula de cálculo da quantidade de vagas nos legislativos municipais e estabeleceu que, agora, elas variam de nove cadeiras para cidades com até 15 mil habitantes até 55 cadeiras para municípios com mais de 8 milhões de pessoas. Pelo novo cálculo, apenas cinco municípios tiveram reduzido o número de vereadores que serão eleitos, enquanto 1.695 aumentaram o número de cadeiras. De acordo com o Censo 2010, o país tem 5.564 municípios.

Proporcionalmente, os estados com municípios que mais criaram vagas foram o Pará (24,5%), Ceará (23,8%) e Maranhão (18,6%). Já os municípios do Tocantins foram os que menos criaram vagas, com aumento de apenas 2,7%.

De acordo com levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), disputam as 57.434 vagas de vereador, em todo o país, 432.867 candidatos. As mulheres ainda são minoria entre eles, somando 31,5% das candidaturas. Ao todo, 296.810 homens disputam as câmaras municipais, enquanto 136.057 mulheres são candidatas.

O partido que mais tem mulheres disputando uma vaga em câmaras de vereadores é o PSTU, com 42%. O PCO, com 38,5%; o PCB, com 27,1%; e o PSD, com 29,9% são os que têm menos mulheres concorrendo. Os dois últimos partidos não estão atendendo às obrigações da legislação eleitoral, que estabelece cotas mínimas de 30% para um dos sexos.

Em números absolutos, São Paulo é o estado com mais candidatos a vereadores: são 75.160 ao todo. Minas Gerais segue em segundo lugar com 67.865. Já Roraima é o estado com menos candidatos em seus municípios, com 1.508 pessoas concorrendo às câmaras municipais nas eleições que ocorrerão em 7 de outubro.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Belezas naturais de São Luís na Reserva Ecológica Santo Antonio

A área é repleta do verde das árvores, do colorido das flores e da beleza das águas
Por Abidias Martins


A Usina Santo Antonio mantém uma área cheia de riquezas e belezas naturais em São Luís do Quitunde. Trata-se da Reserva Ecológica Santo Antonio localizada nas proximidades da indústria açucareira.

Para preservar a natureza do local a entrada é restrita. Vários funcionários cuidam para que o ambiente se mantenha limpo e organizado.

A equipe do Slqnotícias foi acompanhada por Rosinaldo que é um dos responsáveis pelos cuidados com a reserva. Durante o passeio o simpático e atencioso guia nos mostrou o ambiente.

Para conhecer o local é preciso entrar em contato com os responsáveis. Várias Escolas do Estado, como também a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), já vieram conhecer a área. Durante as visitas podem ser realizadas palestras para que os visitantes conheçam um pouco da história da Usina e da Reserva.

No local também são confeccionados os produtos artesanais que foram premiados durante a Rio+20 deste ano. Produzidos com o cipó titara, os produtos ganharam o selo de sustentabilidade da UNESCO, e a comercialização agora é feita por todo o mundo.

Abidias Martins e Rosinaldo
A área é repleta do verde das árvores e do colorido das flores. O lago das andorinhas, onde são criados milhares de peixes, é um convite para a contemplação da natureza. Rosinaldo diz que é gratificante trabalhar no local: “Aqui não temos stress, o contato intenso e direto com as belezas naturais nos transmite paz. É muito bom trabalhar aqui”. Enfatizou.

Existe ainda uma trilha pela mata que pode ser percorrida pelos turistas e visitantes. A caminhada dura cerca de quarenta minutos, segundo Rosinaldo.
                                           
Fotos: Anobelino Martins
Para ver o álbum completo através do facebook Clique Aqui
Para assistir a reportagem do AL TV sobre o artesanato local Clique Aqui









Trilheiros da Equipe Bode Selvagem se preparam para mais uma aventura

Serão 65 km de percurso com muita subida, descida, encharco, lama, mata e bastante adrenalina
Por Abidias Martins
Joaquim Souza e Flávio Omena - Fundadores da equipe
A Equipe Bode Selvagem foi fundada em dezembro de 2008 por dois amigos, Joaquim Souza e Flávio Omena. Quando começaram as aventuras sobre duas rodas eles dividiam uma única moto. Todos os sábados faziam passeios para a Praia de Carro Quebrado e Morros do Camaragibe.

Em fevereiro de 2010 outros amigos se juntaram a equipe. Atualmente são cinco membros: Joaquim, Flávio, Carlinhos, Guto e Walter.

Os aventureiros irão realizar mais um aventura no próximo domingo (26). Serão 65 km de percurso com muita subida, descida, encharco, lama, mata e bastante adrenalina.

A equipe sairá das imediações da Escola Maria do Carmo no Quitunde por volta das 10h. Na volta, por volta das 17h, haverá apresentações de manobras e acrobacias da Equipe Força Máxima de Caruaru. O grupo convida os quitundenses para prestigiarem o evento.



Assista ao vídeo com algumas aventuras da equipe:

Fase final do mensalão: Hora da verdade

Votos dos ministros do STF definem o destino dos envolvidos
Por Gerson Buarque


Min. Relator Joaquim Barbosa 
Após passar três semanas de seu início o caso mensalão vai tendo seus pontos “finais” com o início das votações.

Quarta-feira (22) o ministro Ricardo Lewandowski, revisor do processo, abriu a votação, votando pela condenação de Henrique Pizzolato, ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil, e dos proprietários da DNA Propaganda, Marcos Valério, Cristiano Paz e Ramon Hollerbach. O ministro revisor que em muito tumultuou o clima durante boa parte do julgamento segundo o ministro relator Joaquim Barbosa. 

A dúvida sobre o posicionamento do ministro José Antonio Dias Tofolli finalmente poderá ser descartada ou confirmada após esse período voto a voto, visto que o mesmo já foi advogado do PT, partido encabeçado diretamente nas acusações do processo.

Em sequência, voto a voto, será decidido o caso, mas essa peça tão importante do processo perdeu um pouco os holofotes após uma “interessante” frase dita pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso: “O mensalão deveria ser banal, mas paralisa o Brasil”... E ainda completou: “Só interessa a população saber se alguém com poder será condenado”. Deixando uma severa critica a justiça do nosso país.


Agora resta esperar o desfecho desta grande novela mensalão que deixou vários fãs por todo Brasil, e que todos torcem que não venha a se repetir no “Vale a pena ver de novo” nos próximos anos de governo.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Desigualdade social na periferia de São Luís do Quitunde

Driblar as dificuldades é uma tarefa diária na vida dos moradores da Subestação
Da Redação


A comunidade Subestação, localizada na periferia de São Luís do Quitunde, é um exemplo da falta de assistência aos moradores das áreas mais pobres da zona urbana.

Crianças brincam em meio ao lixo que é jogado no caminho que dá acesso as moradias, e ainda tem que dividir o espaço com todo tipo de ameaça à saúde.

A falta de água é outro obstáculo na vida dos moradores. Muitos tem que subir e descer ladeiras com baldes e garrafas pet para conseguirem o mínimo de água para beber e cozinhar.

Ruas sem calçamento dificultam a locomoção, principalmente no período do inverno.  O tráfego de veículos fica praticamente impossível de acontecer devido ao lamaçal que se forma na via de circulação.

A iluminação pública é outro problema, não menos importante do que os demais; a segurança também deixa a desejar... Difícil para os cidadãos que ficam praticamente esquecidos e desassistidos.

Casas de taipa, esgotos e lixo a céu aberto, riscos a saúde, falta de calçamento e de água são apenas algumas das reivindicações das pessoas que residem naquela comunidade.

Em meio a tantas adversidades eles vão sobrevivendo e mantendo a esperança de dias melhores... Mas, quando esses dias virão?





quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Professores da UFAL mantém greve após reunião em Brasília

Representantes estiveram reunidos com a Comissão Parlamentar de Educação da Câmara Federal
Por Primeira Edição

Dois professores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) participaram na manhã de hoje (22) de uma reunião em Brasília com a Comissão Parlamentar de Educação. Depois do encontro os servidores decidiram permanecer em greve.
Uma contraproposta elaborada pelos docentes, que reafirma tanto ao governo quanto a sociedade a disposição da categoria em negociar a reestruturação da carreira docente. O documento foi entregue aos parlamentares e será protocolado junto aos ministérios da Educação e do Planejamento.
A modificação preserva a natureza do trabalho acadêmico conforme a proposta de carreira docente do ANDES-SN, mas reduz os valores da malha salarial, aceitando o piso e teto propostos pelo governo, e também reduz os degraus entre níveis remuneratórios de 5% para 4%.
A assessoria de comunicação da Associação dos Docentes da UFAL disse que a categoria no estado mantém a paralisação até uma nova reunião que está prevista para o final deste mês.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Manuel César de Góes Monteiro: filho ilustre de São Luís do Quitunde

Médico, jornalista, militar e político

Wikipédia e Senado Federal  


Nasceu em São Luís do Quitunde no dia 22 de junho de 1891. Filho de Pedro Aureliano Monteiro Santos e Constança Cavalcanti de Góes Monteiro. Era membro da tradicional família de Alagoas, os Góes Monteiro. Formado em medicina pela Faculdade de Medicina de Paris, especializou-se em urologia.

Foi general do Exército Brasileiro, deputado federal, de 1933 a 1934, e senador da República, de 1935 a 1937, compondo uma minoria no meio militar que apoiava Getúlio Vargas.

Exerceu também funções diplomáticas, tendo ocupado o cargo de embaixador do Brasil em Cuba.

Faleceu aos 72 anos, em 1963.

Homenagens Recebidas

Grã-Cruz da Ordem de Quetzal (México)
Grã-Cruz da Ordem de Vasco Nunez de Balboa (Panamá)
Grã-Cruz da Ordem da Estrela Polar
Grã-Cruz da Ordem de Manoel de Cespedes (Cuba)

sábado, 18 de agosto de 2012

Entrevista candidatos: Fátima Cordeiro responde perguntas na Sabatina do SLQNOTÍCIAS

“Minha participação ativa como primeira dama e experiência como deputada estadual me faz acreditar que seremos vitoriosos”
Por Abidias Martins 

Maria do Rosário de Fátima Braga Cordeiro é nossa terceira entrevistada na série de sabatinas com os candidatos a prefeito de São Luís do Quitunde com a participação dos internautas. Com 59 anos de idade é candidata do PP pela coligação “São Luís volta a crescer”. Teve dois mandatos como deputada estadual, esposa do ex-prefeito João Cordeiro e mãe de Jean Cordeiro que foi prefeito durante onze meses na última gestão do executivo municipal. Pedro Henrique, mais conhecido como Galego é seu vice na candidatura.

1. Saneamento Básico (Pergunta dos internautas Kiko Silva e Gin Santos). (Kiko) Se for eleita o que a senhora vai fazer para colocar água no Alto do Redentor? Faz 16 anos que moro aqui e escuto os políticos dizerem que vão resolver o problema e nunca cumprem o que falam. Ainda é possível ver as pessoas com baldes ou garrafas descendo e subindo ladeiras, e agora até na parte baixa também estamos sofrendo. (Gin) Moro na cidade há quase cinco anos e vejo o sofrimento que vive a população. Aqui na Rua do Ginásio, onde moro, só temos água depois da meia noite e ao amanhecer o dia volta a faltar água. No seu projeto como administradora o que tem previsto sobre o tão sonhado fim da falta de água na cidade, existe algo concreto sobre esse problema sério que os quitundenses tanto esperam ser resolvido?

FC – Sendo eleita buscarei rever o projeto deixado por Jean Cordeiro e procurarei apoio junto aos senadores e deputados federais representantes do nosso Estado na viabilização de recursos para concluir o projeto tão sonhado por todo povo quitundense. Priorizando a comunidade do Alto do Divino Redentor.

2. Novos investimentos (Slqnoticias). O que será feito de melhor em prol do bairro Subestação que sofre há anos com a falta de assistência?

FC – Sabendo que essa comunidade vive desassistida em todas as necessidades básicas, pretendo na minha gestão elaborar projetos como: construção de creche, unidade básica de saúde, construção de módulos sanitários, calçamento, melhoria na iluminação pública, segurança e cooperativa de artesanato.

3. Educação (Pergunta do internauta Alesson Cleiton). Como irá administrar para que a educação da cidade seja valorizada e os alunos frequentem mais a sala de aula? E o que a senhora acha de implantar o ensino médio na rede municipal para evitar o acúmulo de alunos na rede estadual que deixa muito a desejar?

FC – Tratando-se de educação, uma das minhas prioridades é a reformulação do PCC (Planos de Cargos e Carreira) para valorização de todos os servidores, incluindo os aposentados. Investir em formação continuada, implantar escolas em tempo integral, merenda de qualidade, construção e ampliação das unidades escolares na zona rural e urbana, contratação temporária de funcionários. Buscar parceria junto às instituições para elaborar projeto de inclusão dos jovens e adultos para erradicação do analfabetismo e inseri-los na inclusão digital. Quanto ao ensino médio buscarei junto ao governo estadual mecanismo para a ampliação ao atendimento aos alunos, já que, segundo a LDB (Lei de diretrizes e bases) o ensino médio é competência do Estado.

   4. Saúde (Pergunta do internauta Alesson Cleiton). Se eleita como vai fazer para melhorar a saúde de São Luís do Quitunde?

FC – Na área da saúde irei ampliar o quadro de profissionais específicos para o PSF, melhoria do atendimento no hospital, criação do programa de saúde da mulher e atendimento a gestantes e recém-nascidos. Implantação de programa de educação sexual para os jovens, atendimento específico aos homens no combate ao câncer de próstata e projeto de inclusão do idoso.
  
   5.Segurança (Pergunta do internauta Erick Meykson Silva). Qual o seu plano de governo para a melhora da segurança do nosso município?

FC – Adotar planejamento estratégico, buscando parcerias com o governo estadual para minimizar os problemas de violência no município. Trabalhar em cooperação com as polícias militar e civil; capacitar nossos vigilantes para melhor desenvolvimento na sua função.

    6. Cultura (Pergunta dos internautas Gerson Buarque, Gins Santos, Adriano Oliveira e Francisco Neto). A Cultura na cidade deve receber um apoio especial, temos tantos talentos e não damos apoio a essas pessoas. Uma cidade com uma história maravilhosa e com a memória se perdendo a cada dia. Quais os projetos voltados à área da cultura do nosso município? Pois não basta apenas nomear o secretário. Deve haver um apoio forte e um grande incentivo. Nossa cultura se desgasta com o tempo e enfraquece em meio a tantas dificuldades. Então qual a plataforma da candidata nesta área?

FC – Resgatar a tradição cultural do nosso município através de projetos inovadores para as escolas e comunidades, tais como: coco de roda, teatro, quadrilha junina, pastoril, festivais dentre outros e buscar parceria com a Universidade Federal de Alagoas no sentido de apoiar e participar dos projetos.
                                                                    
   7. Irregularidades (Slqnoticias). Seu filho Jean Cordeiro teve o mandato de prefeito interrompido por acusação de irregularidade, especificamente a compra de voto. A senhora acha que este episódio pode interferir na sua candidatura?

FC – Absolutamente não! Porque meu filho foi injustiçado, não prevalecendo à vontade soberana do povo. Minha candidatura foi alicerçada no desejo de reverter o mal cometido ao meu filho, na busca de resgatar o direito do cidadão.

     8. Drogas (Pergunta do internauta Fernando Alves). Como pretende entreter os jovens para que saiam das ruas e de más influencias, e principalmente do mundo das drogas?

FC – Implantação de um centro de atividades e integração para crianças e jovens em situação de rua, promovendo palestras educativas no combate as drogas e elaboração de projetos de incentivo a prática esportiva, cultural e lazer.

   9. Emprego (Pergunta dos internautas Claudio Carneiro e Wesley Felix). São Luís precisa de fábricas para crescer. Se for eleita a senhora pretende trazer desenvolvimento para São Luís? Vai haver concurso público em nosso município?

FC – Incentivo a criação de microempresas com apoio do SEBRAE e criação de cooperativas comunitárias. Quanto à questão do concurso público, será realizado levando em consideração a necessidade do município obedecendo a Lei de Responsabilidade Fiscal.
  
    10. Conclusão (Slqnoticias). Quais são os principais motivos que o eleitor tem para votar em Fátima Cordeiro?

FC – Principalmente pelo carinho e respeito que tenho ao povo quitundense que sempre demonstrou fidelidade à família Cordeiro, pelo trabalho realizado nas gestões do meu esposo, João Cordeiro, minha participação ativa como primeira dama e também pela experiência como deputada estadual por dois mandatos. Isso me faz acreditar que seremos vitoriosos no dia sete de outubro.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

JN no Ar visita escolas em Alagoas com desempenhos opostos no Ideb

Jornal Nacional foi ao interior do estado e encontrou muitos alunos cheios de vontade de aprender
Por Jornal Nacional

O jatinho do JN no Ar deixou Santa Catarina em direção a Alagoas. Quase três horas de viagem. A equipe do JN chegou a Maceió de madrugada. Logo cedo, a equipe pegou a estrada. Foram 56 quilômetros até Murici. As crianças ainda aguardavam o inicio das aulas do lado de fora. A escola Artur Lopes Ferreira apresentou o mais baixo Ideb do estado entre os alunos dos anos finais do ensino fundamental da rede estadual.
Lá, o Ideb só começou a ser medido em 2007 e não 2005, como na maior parte do país. A escola amarga o resultado de 1,3. Na Prova Brasil, a nota de matemática atingiu nível 3 em uma escala até 12. Em português, também nível 3, na escala que vai ate 9.
“Alguns têm dificuldade de compreender o que está lendo”, professora de português Clemilda de Medeiros
A aluna da 9º série Rosana de Araújo achou a prova difícil. Mas ela sabe do que precisa:
“Mais leitura, e ter informática com internet”, diz Rosana de Araújo.
Ela esta cursando o nono ano pela segunda vez. A colega de sala, Marcia Cândido da Silva, também esta repetindo.
“Pra educação ser melhor, a escola precisa ser um pouco mais desenvolvida”, conta Marcia.
A professora Flávia da Silva diz que diante do resultado ruim do Ideb, não se pode desanimar
"A gente não pode se entristecer. Se a gente passar esse entristecimento para eles, vai piorar a situação”, afirma Flávia da Silva.
A diretora da escola Maria Jane de Andrade explica que não falta dinheiro, mas pede mais compromisso com o estudo, por parte dos alunos e da própria família.
“Os nossos alunos são itinerantes. Os pais viajam muito, pra dar certo em algum estado ou outro. Eles vêm para a escola pela merenda”, explica Maria Jane de Andrade.
A merenda é caprichada. A cada dia, um prato diferente. A escola gasta por mês R$ 4 mil com merenda escolar. O objetivo era atrair os alunos. E eles estão voltando pra escola. A comida faz sucesso. Mesmo assim, a luta pela frequência não termina.
Quando chove, uma boa parte dos alunos desaparece. Muitas vezes, ficam semanas sem ir a escola. Eles moram na área rural e lá o transporte não passa. As estradas são de terra e ficam intransitáveis.
A equipe do JN conseguiu chegar ate a casa de uma aluna que torce para que a chuva passe logo. Ela não quer perder novamente o ano.
“O ano passado eu perdi porque eu perdi simulado, um monte de prova, trabalho e aí quando vai para o colégio não dá pra fazer”, lembrou a aluna da 9º série Thaís da Silva.
A equipe do JN viajou mais 140 quilômetros em direção ao interior do estado. No Agreste Alagoano, mesmo distante da capital, os alunos de uma escola tiveram um desempenho de dar gosto. A receita? Dedicação. Esse parece ser o lema da escola Álvaro Paes, em Coité do Noia. O Ideb vem crescendo e bateu 5,2.


Lá, não tem Laboratório. Na pequena biblioteca, poucos livros. O segredo da recuperação está na sala de aula, onde a mágica acontece.

“Tento sempre que buscar inovar, dentro dos meus limites, dos limites do que a escola oferece. Porque sabemos que existe uma grande dificuldade”, ressaltou a professora de português Tatiana Lessa.
Os recursos são poucos, mas os sonhos vão longe.
“É muito orgulho para a nossa escola, ser considerada a melhor escola pública do estado. Mais para a frente, pretendo estudar, ir para uma faculdade e ter um emprego adequado”, destacou o aluno da 9º série Mykael Kaique Pessoa Gomes
O secretário estadual de Educação Adriano Soares reconheceu que Alagoas tem um atraso histórico na educação e falou sobre as medidas que estão sendo tomadas para melhorar a qualidade de ensino no estado.
“Esse ano teremos concursos para os professores, estamos modernizando toda a estrutura com informatização, a conectividade das escolas, de modo que, com esse estímulo, de um lado uma política de recursos humanos e de outro lado uma política de gestão, a gente vai mudar o quadro da educação de Alagoas", afirmou Adriano Soares.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Prostituição em Alagoas é tema do Programa Conexão Repórter desta quinta-feira

Em Palmeira dos Índios, cidade conhecida como a porta de entrada do sertão, você vai conhecer personagens marcadas pelo sexo
Por Divulgação do Conexão Repórter 


Divulgação do Facebook l Créditos: Conexão Repórter
No Conexão Repórter desta quinta-feira (16), um retrato fiel de "AS DAMAS DO DIA". Elas são senhoras na idade e prostitutas por quase toda a vida.

Mulheres com mais de 50 anos, que já estão excluídas do mercado de trabalho, competem com meninas 
mais novas em uma guerra feroz, desleal. Elas são discriminadas, xingadas e, claro, incompreendidas. 
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 5% das prostitutas têm mais de 50 anos. 

Roberto Cabrini desembarca em Alagoas para contar a incrível história da mulher que mantém casa, filhos e netos através da prostituição. Em Palmeira dos Índios, cidade conhecida como a porta de entrada do sertão, você vai conhecer personagens marcadas pelo sexo, que conseguem clientes em cabarés ou até mesmo em feiras livres. Para as mais velhas, fica apenas a sobra desse mercado.

Em São Paulo, elas se escondem em pontos turísticos tradicionais do centro da cidade. São praticamente invisíveis aos olhos de quem passa. 

E a história da excluída dos excluídos. A senhora - prostituta - que mora em um prédio invadido no centro da capital. 

Prepare-se para conhecer a intimidade de "AS DAMAS DO DIA". É nesta quinta-feira (16), no "Conexão Repórter", logo após "A Praça é Nossa".

Fonte: Facebook do Profissão Repórter

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

IMA aponta trechos que são indicados para banho no litoral alagoano

São 42 pontos considerados próprios e 13 impróprios

Por Maceió Agora

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulgou, nesta quarta-feira (15), mais um relatório da análise de balneabilidade das praias do litoral alagoano. O relatório continua a indicar o aumento das áreas indicadas para banho. São 42 pontos considerados próprios e 13 impróprios, entre os 55 onde são coletadas amostras. O levantamento é realizado semanalmente e disponibilizado pela Diretoria de Laboratório (Dilab) do Instituto do Meio Ambiente (IMA).


Dos 11 trechos do litoral sul, compreendidos entre o Pontal do Peba e a Praia do Gunga, todos se mantêm sem apontar áreas impróprias. A região metropolitana é a que apresenta a maior quantidade de pontos impróprios, entre os 30 do litoral metropolitano, desde a Barra de São Miguel até a Barra de Santo Antônio, 08 não são recomendados aos banhistas. Já nos 14 trechos no litoral norte, entre a Barra de Camaragibe e Maragogi, cinco estão impróprios.


O relatório da análise segue anexo, pode ser visualizado em PDF ou através do Google Earth e está disponível no site do IMA: www.ima.al.gov.br.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Final de semana movimentado com caminhadas e comícios

Candidatos de São Luís do Quitunde seguem na disputa
Por Abidias Martins



Mais um final de semana se passou e os quatro candidatos a prefeito de São Luís do Quitunde realizaram caminhadas e comícios na cidade.

Na sexta-feira (10) a candidata do PP, Fátima Cordeiro, realizou caminhada com seu grupo político. A concentração da equipe da coligação “São Luís volta a crescer” aconteceu no centro da cidade de onde seguiram para a comunidade Quitunde II.

Júnior Pedro (PR), candidato da coligação “A verdadeira mudança começa agora” fez caminhada no sábado (11) em direção à Comunidade Pindoba onde realizou comício junto com os vereadores que compõe a chapa do seu governo.

No domingo (12) aconteceram duas caminhadas seguidas de comícios. O candidato Waldo (PSL) saiu da Comunidade Pindoba com seu grupo e percorreu as principais ruas da cidade. Ao final houve um comício no Quitunde II. Foi a primeira manifestação pública da equipe que faz a coligação “Um São Luís para todos”.

No mesmo dia saíram às ruas os membros da coligação “União e força” do candidato Eraldo Pedro (PMDB). Depois da caminhada pelas ruas do município aconteceu o comício no centro da cidade. Eraldo e vários candidatos a vereadores discursaram aos que estiveram presentes.